A Lenda da Matinta Pereira

Em todas as cidades existem estórias e contos populares que falam de situações curiosas e, às vezes, sem explicação lógica. Várias dessas estórias misteriosas citam personagens fictícios, assombrações, fantasmas e encantamentos. Outras falam de fatos e pessoas reais, muitas vezes envolvendo moradores de rua ou outras pessoas excluídas do convívio social.

Assim é o caso da “Lenda da Matinta Pereira” que diz que uma mulher velha, de aparência assustadora, aparece nas noites de lua cheia para amedrontar os moradores da cidade. Essa senhora de avançada idade também anda pelas matas e estradas para assustar os moradores que vivem nas fazendas e nas pequenas propriedades rurais do interior do município.

Dizem que a Matinta Pereira vive vagando pelas ruas, aguardando um momento para assustar os desavisados. As pessoas relatam que ela pode ser vista andando pelas vielas e becos escuros, às vezes fica sentada embaixo das pontes e viadutos, e também é vista parada nas esquinas perto do cemitério. Durante o dia suas aparições são mais raras, mas de vez em quando alguém enxerga essa senhora caminhando devagar, fumando um cachimbo, falando sozinha e carregando um saco preto nas costas.

As pessoas dizem que se você estiver caminhando à noite e ouvir um assobio estranho, você deve apertar o passo, pois a Matinta Pereira pode estar te seguindo. Contam que ela pode se transformar e adquirir a forma de um gato de rua, em um pássaro preto, em um bode de chifres longos, ou em qualquer outro animal que ela queira.

Há os que relatam que já tiveram a infeliz experiência de se deparar com a velha dentro do mato. Falam que quando isso acontece poucas semanas depois a própria pessoa que teve a visão ou alguém de sua família acaba falecendo inesperadamente.

Quando a Matinta Pereira passa perto da casa, todos os animais ficam agitados. Existem relatos de moradores que ouviram barulho dos animais domésticos no quintal (galinhas, porcos, cavalos ou cachorros) e quando saíram para verificar o que era eles acabaram dando de cara com a velha assustadora. Aqueles que dizem ter tido esse encontro comentam essa experiência como algo realmente horripilante. A pessoa fica tão apavorada que não consegue mover um músculo sequer. Um calafrio sobe pela espinha e os cabelos da pessoa ficam totalmente arrepiados. A sensação que se tem é que a morte veio junto com a velha para levar a pessoa dessa vida para o outro mundo.

Alguns comentam que já receberam a visita dela em suas residências na cidade. Dizem que ela bate à porta para pedir alguma coisa, que pode ser comida, um copo d’água, uns trocados, ou o seu pedido preferido - cigarro. No caso da pessoa se recursar a atenda-la, nas noites seguintes a Matinta Pereira retorna para assombrar a casa, impedindo que os moradores durmam tranquilamente. A pessoa passa a noite sem dormir, revirando na cama, ouvindo barulhos estranhos e tendo pesadelos.

A Matinta Pereira gosta de ir assombrar a casa de filhos rebeldes e desobedientes. Nesses casos, ela sequestra a criança e leva embora num saco preto para viver com ela embaixo do viaduto ou numa cabana no meio da mata.

Vários pais orientam seus filhos dizendo que para não ser assombrado pela velha Matinta Pereira é preciso ser um filho obediente, ter um coração disposto para ajudar os mais necessitados, tem que estudar bastante e ter muita fé em Deus !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 500, p. 15, de 24/05/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 18/03/2013
Reeditado em 27/05/2013
Código do texto: T4194841
Classificação de conteúdo: seguro