TV TUPY E A BOSSA NOVA

A TV TUPY E A BOSSA NOVA

Em 1950, a Tv Tupy de S.Paulo foi inaugurada por Fraancisco de Assis Chataubriand Bandeira de Mello.

Quatro anos depois, Chatô, fundou, em 1º de janeiro de 1954, a Tv Tupy do Rio, cujo programa inaugural foi comandado pelo compositor Antonio Maria, pernambucano ex-locutor da Rádio Sociedade da Bahia.

Antonio Maria, 1,85m. 130 kg., radialista, cronista, narrador e comentarista esportivo saiu da Rádio Sociedade da Bahia para a fama no Rio de Janeiro, onde ditou moda, de 1948 a 1964.

Autor dos grandes sucessos "Ninguém me Ama" interpretado por Nora Ney, "Menino Grande", "Canção da Volta", "Valsa de uma Cidade", todos em parceria com Ismael Neto, este falecido aos 35 de idade, em 1956.

O cantor/compositor João Gilberto (Juazeiro - Bahia), em 1958, com "Chega de Saudade", mudou tudo na MPB e deu o grande passo para o advento definitivo da Bossa Nova; e veio a influência do Jazz, influência direta de Dick Farney, Lucio Alves.

Os grandes nomes da Bossa Nova, foram Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Morais, Johnny Alf, João Donato, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Carlinhos Lyra, os irmãos Castro Neves, Tito Madi, Newton Mendonça, Nara Leão, Elis Regina, Antonio Maria, entre outros.

uIntérpretes: João Gilberto, Leni de Andrade, Claudete Soares, Wanda Sá, Leila Pinheiro, Joyce, entre outros.

João Gilberto ganhava cachês na PRA-4 - Rádio Sociedade da Bahia e foi convidado pelo conjunto vocal "Garotos da Lua" que tinha contrato com a Rádio Tupy, no programa comandado por Almirante. Durou pouco mais de um ano e foi demitido pelo vocal. Era comum aos crooners, à medida que o conjunto ganhava notoriedade, saírem para tentar vencer sózinhos, em carreira solo, o que nem sempre era possível; este, entretanto, não foi o caso de João Gilberto. O seu 1º disco - "Quando Ela Sai" e "Meia Luz", de outros autores, não fizeram sucesso. Daí ele conheceu Maysa Gata Mansa e chegou a cantar vestido de palhaço no show de Carlos Machado - "Esta Vida é um carnaval", com Grande Otelo na Boate Casa Blanca, na Urca (Rio). Desentendeu-se com Maysa e o namoro acabou quando ela negou-se a cantar de biquini.

Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça deixaram os estudos para serem pianistas na noite carioca, passando por boates e casas de tolerância até adquirir fama (Tom) e abandonar a carreira para ser funcionário público (Newton), ambos tocavam no mesmo nível. A fama, entretanto, só veio para Jobim, autor de inúmeras músicas consideradas imortais.

Tom Jobim e Billy Blanco, em 1954 compuseram "Teresa da Praia" para Dick Farney e Lucio Alves, gravada pela Continental. Foi um sucesso.

Dolores Duran morreu em 1959, aos 29 anos. Silvinha Teles morreu aos 32 anos, em 1966.

Morreu Maysa aos 41 anos, em 1977, ela que foi casada com André Matarazzo, filho do Conde Ermelindo Matarazzo. Seus primeiros discos sairam com a assinatura nobre do industrial paulista e o casamento acabou. Maysa faleceu em acidente na Ponte Rio-Niterói, quando bateu o veículo contra a amurada.

Em 1956 - no bar Vilarino - centro do Rio, Vinicius de Morais foi apresentado a Antonio Carlos Jobim e alí se formou a grande parceria que tanto enriqueceu a MPB.

Em 1957 Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (cunhado de Vinicius e marido de Nara Leão), encantaram-se com o "Oba-lá-lá" de João Gilberto e abriram as portas do Rio de Janeiro ao genial baiano, assimilando a sua Bossa Nova.

Carlinhos Lyra, autor de "Menina", "Maria Ninguém", "Lobo Bobo" e os irmãos Castro Neves - Mário, Oscar, Léo e Iko. Mário compõs "Não Faz Assim", uma Bossa Nova das primeiras. Logo após veio "Desafinado" de Ronaldo Bôscoli e João Gilberto.

Em 1955 João Gilberto estava mal. Sem amigos, dadas as suas esquisitices, drogas e frustrações que o levaram a grandes depressões, quando o seu amigo Luis Telles levou-o para Porto Alegre, onde passou sete meses, hospedado em hotel de luxo e se apresentando no Clube da Chave, até a depressão melhorar. Daí João foi para Diamantina, onde sua irmã Dadazinha morava. De lá, para Juazeiro e, depois, para o Rio de Janeiro, com escala breve em Salvador.

Dorival Caimmy levou-o para a Odeon, onde ele gravou "Chega de Saudade", dando a largada para a Bossa Nova.

O grande "palhaço" Abelardo barbosa - Chacrinha, nasceu em 1917 e faleceu em 1988 e foi um dos animadores culturais mais importantes do Brasil.

No final de 1994 a nossa MPB perdeu Ronaldo Bôscoli e Antonio Carlos Jobim. O grande Vinicius de Morais autor das letras de "Eu não existo sem você", "Minha Namorada", "Garota de Ipanema", "Tarde em Itapoã" (esta última com música de Toquinho), também nos deixou, na década de 1980.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 09/08/2005
Reeditado em 09/08/2005
Código do texto: T41520
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.