O que faz um Gestor Ambiental ???

Nossa sociedade tem passado por profundas transformações, cada vez de forma mais acelerada e intensa. Essas transformações constantes têm sido percebidas em todos os espaços sociais e, por isso mesmo, estão surgindo novas profissões.

Um desses exemplos é o Curso de Gestão Ambiental, que é um curso de dura de 2 a 4 anos e tem enfoque multidisciplinar, pois envolve conhecimentos de várias áreas, como biologia, geologia, engenharia, administração, economia etc.

O campo de atuação desse profissional é bem diversificado. O Gestor Ambiental pode atuar em diversas secretarias e agências governamentais nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal). Além da área pública, ele pode trabalhar em organizações não governamentais (ONG’S), unidades de conservação, fazendas, estações de tratamento de água e esgoto, laboratórios, indústrias, empresas privadas, inclusive como prestador de serviços de assessoria e consultoria.

O Gestor Ambiental é um profissional formado para gerenciar, planejar, executar e coordenar inúmeras atividades ligadas a área ambiental, garantindo a preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida para as populações.

O Gestor Ambiental analisa, estuda, elabora e aplica projetos ou relatórios de sustentabilidade e de práticas mais ecológicas, como por exemplo: um sistema de economia de energia e outros recursos (água, insumos etc.), plano de reciclagem ou de redução de poluentes.

Certamente que a carreira de Gestor Ambiental é bastante promissora e inspira grandes responsabilidades, pois surgiu pela grande crise ambiental que o mundo enfrenta.

Acredito que à medida que esse novo profissional for ocupando seu espaço uma nova mentalidade vai tomar conta das empresas, órgãos públicos e demais segmentos de nossa sociedade, especialmente no que se refere ao cumprimento das leis e normas ambientais, o que com certeza nos levará a construção de um mundo mais sustentável.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 495, p. 15, de 08/03/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/02/2013
Reeditado em 21/04/2013
Código do texto: T4143284
Classificação de conteúdo: seguro