Educar: o uso das tecnologias
As tecnologias devem ser utilizadas na sala de aula. Tem que ter cuidado para o professor não trocar a aula, por um show. Não que show seja ruim, mas quando o show é bom quem sofre é o aluno. Show é bom para treinamento de empresa, ou palestra. Aula não. Aula é algo ali, pormenorizado. Quanto mais a aula é individualizada, melhor. Na verdade, essa história de 20 alunos na sala só serve mesmo para economizar, e para mostrar que quem está lá na frente é quem manda. Mas, na prática o ideal seria a aula ser individualizada.
Se os professores dessem aulas particulares, ao invés de aulas coletivas, o aprendizado seria outro. Haveria menos indisciplina; mais compromisso; mais respeito; mais tranquilidade.
Mas, em relação às tecnologias o assunto é o seguinte: é importante ser utilizada, mesmo nas aulas coletivas. E deve ser utilizada na maior parte das aulas. Não deve ser entretenimento; nem ser algo raro. Deve ser comum; e, pode ser utilizada em todas as disciplinas.
Cabe ao docente saber ver isso. Se for aula de Português, boa oportunidade para ensinar os estudantes a não apenas 'lerem', mas também 'falarem'. Porque, até onde eu sei, nos livros de Português existe uma doença: só se ensina os adolescentes na escrita. É como se todos nós fôssemos mudos.
A tecnologia, nas aulas de Português, pode mudar isso!