Educar: teoria é importante desde que bem empregada

Teoria é sempre importante desde que sempre empregada. Na verdade, falar de teoria é falar de algo óbvio. Pois até onde eu entendo, tudo diz respeito a aprendizado, portanto, teoria é apenas o registro do aprendido. Teoria é isso. Melhor do que dizer teoria, é fazer teoria. E, são poucos que sabem fazer teoria.

A maioria dos intelectuais se apropria de teorias já fundamentadas, e, na grande maioria das vezes, nem ao menos dizem de onde vêem as teorias. Ou seja: cometem um abuso intelectual já que não fazem a referência às teorias que estudaram. Ou pior: mudam-se os termos, para dizer que 'está criando uma teoria nova'. É, por isso que tá cheio de livros nas prateleiras, e os universitários ficam perdidos. É tanta gente se dizendo portadores de 'novas teorias', que eu fico até assustado.

Melhor do que se dizer teorias, é praticá-las. Quando a teoria serve pra o cotidiano aí a coisa funciona. Teoria serve pra duas coisas: ou para uma reflexão; ou para uma aplicação. Na verdade, as duas coisas devem coexistir. Tem hora, que o pensamento deve ser abstrato, como ocorre com a matemática. Tem hora que deve ser aplicado. É aquilo que Piaget falou entre o pensamento abstrato e o concreto. O problema, é que para fazer o concreto virar abstrato, o professor deve partir do concreto. Sabe o que os professores fazem? Fazem nada! Porque na Universidade, eles apenas estudaram Piaget; eles não sabem para que serve! E aí fica uma porção de intelectuais falando da formação continuada.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 08/02/2013
Reeditado em 08/02/2013
Código do texto: T4130307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.