Vendas: parar de enfeitar

Enfeitar demais atrapalha. Em muitas situações, no local de vendas, é comum encontrar vendedores que estão mais atrapalhando do que ajudando. Eu fui numa livraria e pedi um livro. A vendedora checou no sistema. Soube que na estante tinha um. Ela chegou pra mim, e falou: 'tem um sim, senhor'. Está por aqui. E apontou na estante pra eu procurar.

Ora, é óbvio que ela cometeu vários erros. Primeiro, que ela não deveria dizer que tinha, menos ainda dizer onde estava. Ela deveria, ter me dado o livro. A eficiência do vendedor é que faz o negócio funcionar. Bobeou, a vela apaga. Tem que ser na hora!

Ela, não só deveria ter pego o livro na hora pra mim - tudo bem que dá um trabalho procurar livro em estante - como deveria já ter me oferecido outros. 'Qual mais o senhor precisa?'. Eu poderia ter dito. 'Só isso mesmo'. Aí, ela como boa vendedora faria o quê? Me oferecia justamente outro livro, que certamente o gerente já designou como 'vendas rápidas'. Ou, ela poderia ter me oferecido uma agenda, já que ainda estamos no início do ano.

Enfim, o vendedor é como o artista no palco. É ele que entretém. É ele que tem que saber liderar o negócio. O vendedor é o dono do palco. Ele manda. Ele oferece. Ele responde. Ele olha. Ele checa. Ele responde tudo na hora necessária.

Claro, se o cliente entra num ritmo mais lento, mais introspectivo, tentando lembrar de outros títulos - bom demais - significa que o cliente é um cliente que pode comprar outros livros. Ele sabe o que quer. E, o vendedor tem que respeitar esse momento. Não pode se adiantar ao cliente toda hora, pois assim ele vai, mais perturbar, do que ajudar.

Vendedor é assim: tem hora que deve se adiantar ao cliente. Tem hora que deve ficar atrás (não por baixo). Vendedor chama-se 'eficiência'.

Ser prático e vivo sempre! Nada de enfeitar. Quem enfeita, tá falando coisas desnecessárias. Tá fora! Entre!

arrab xela
Enviado por arrab xela em 08/02/2013
Código do texto: T4130283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.