Educar: o que é uma aula?
Infelizmente se perguntarmos a uma grande maioria de professores, certamente eles terão dificuldade em dizer o que é uma aula. Aula é apenas algo que você está ensinando. Aula é uma conversa. Aula é um bate papo. Aula é uma imagem. Aula é uma discussão. Aula é um som. Enfim, aula é tudo que diz respeito ao aprendizado. Pena, que muitos professores retrocedem ao achar que aula é somente colocar o aluno ali sentado, ouvindo algo. Por que no cinema não dormirmos e na aula dá sono? Porque o filme nos prende. E, por que nos prende? Porque é uma narrativa. Ou seja: o todo está conjuntamente dividido em partes. Isto é: existe um enredo; existe uma direção. A coisa tá caminhando com uma estratégia definida.
Então as aulas de cursinhos são boas? Aí é que tá. Lá existe tudo isso. Estratégia. Enredo. Direção claramente definida. O que não existe é aprendizado. Por quê? Porque o aprendizado só existe quando há comunicação e prática. Se o aluno só ouve, então ele não tá aprendendo. O máximo que ele tá fazendo é decorando. Se ele ouve, e dialoga, aí ele já saiu do lugar de morto (ou melhor, de passividade), mas ainda não aprendeu. E quando ele aprenderá? Quando ele cair em campo. Quando ele for fazer algo com aquilo que foi ensinado.
Então, que se o aluno não praticar aquilo que foi ensinado ele não aprendeu? Sim. Mas, a pergunta que fica é: todo conteúdo ensinado na escola pode ser praticado? Aí é que tá: não! Se eu sou professor de geografia e estou ensinando aos alunos as características dos países da Ásia, eu não posso levar os alunos lá. Então, o certo, é o professor, ao menos passar um filme. Não um filme somente para o aluno assistir, mas para o aluno entender, discutir; entrar na história. Assim, ele terá maior conhecimento. Mas, ele aprendeu? Não. Ele obteve noções. Por quê? Porque ele não vivenciou. Ou seja: ele pôde ter noções de um país, mas só aprenderia de fato, se lá estivesse. Se fosse lá ver e não somente imaginar.
Portanto: aula é tudo aquilo que vemos e não somente imaginamos. É o que o Piaget chama de 'operativo concreto'. Se os professores mostrassem aquilo que estão ensinando aos alunos, e lhes dessem a oportunidade de questionar, ver, pegar, etc, já ajudaria muito.