Educar: avaliar adequadamente

Avaliação é um assunto interessante. Tem gente que escreve 300 páginas num livro para tratar de um assunto, que, a rigor deveria ser bem simples. O que é avaliar? é olhar o aluno fazendo o certo, ora. Pra que complicar? você ensina e cobra do aluno. Se ele acertar, acertou! a rigor deveria ser só isso.

Mas, infelizmente, em toda colher, entra um intelectual com suas teorias abstratas, que servem muito mais para atrapalhar, do que propriamente para ajudar. E, vou dizer: na maioria das vezes, mais serve para atrapalhar do que realmente para ensinar uma maneira apropriada de avaliar.

Avaliar não deveria ser um bicho de sete cabeças. Deveria ser algo simples. Você só pode avaliar o aluno, no nível do ensino que você repassou. Se sua aula for tradicional, lamento lhe informar: você não deveria nem avaliar o aluno. Por que? porque, com ou sem avaliação, sua ou de qualquer um, ele não aprendeu. E nunca aprenderá. Quem ensina um aluno a decorar 20 fórmulas de trigonometria, sem ao menos o menino saber medir o diâmetro de uma sala de aula, mostra que está no lugar errado. Só devemos ensinar aquilo que serve para o cotidiano. O que não serve, não deveria ser ensinado. Deveria ser retirado do livro didático, ou o próprio professor poderia desconsiderar aquele conteúdo.

Avaliar, portanto, é simples, desde que a aula seja dada de maneira simples também. Como vou avaliar um motorista a dirigir um ônibus? Simples: vendo se ele está fazendo todo o procedimento correto. Ligar o ônibus, olhar no retrovisor, parar no ponto, deixar o passageiro descer, etc. Ou seja: avaliar significa ver se o procedimento foi desenvolvido corretamente. Isso serve para um motorista, isso serve para um ator no palco. A questão toda é: avaliar é ver o que o aluno está fazendo e saber as implicações daquilo para seu dia-a-dia.

Como avaliar um aluno? vendo se ele aprendeu o conteúdo. Memorizar não é o fundamental, mas sem ela não existe aprendizado. Ou seja: memorizar é uma parte do aprendizado, a outra se chama: fazer. Se o aluno estudou 'o efeito estufa', ele precisa ser capaz de denominar o nome do fenômeno e saber onde isso acontece e porque acontece. Se ele sabe isso, ele aprendeu! Agora, se ele decorou o nome, e não sabe em quais regiões do país acontece o fenômeno, ele não aprendeu, ele apenas decorou. Decorar é imaginar. Aprender é ver.

Avaliar é: pedir para o aluno colocar no papel aquilo que ele ver. Se ele não ver, não sabe.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 05/02/2013
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T4124333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.