Educar: administrar bem faz diferença

Vários professores ficam num desespero de como saber educar nos dias de hoje. É muito comum os docentes ficarem aflitos com os problemas nos dias de hoje. É a indisciplina; o tal do bullying; a reprovação; ausência dos pais nas escolas, etc; Enfim, há uma série de problemas que não são adequadamente enfrentados pelos professores.

O motivo principal dessas dificuldades está em um aspecto: desorganização das escolas.

Se as escola fossem mais organizadas, isto é, tivessem boa gestão, certamente haveria meios de obrigados os pais a participarem da vida escolas de seus filhos. Como as escolas não criam mecanismos para aproximar os pais, o que ocorre é que há um desleixo total. Somado a isso, o Conselho Tutelar - que tem força de nada e autoridade de mais nada - vive se intrometendo em problemas que eles julgam deles. Novamente, o problema está na desorganização da direção escolar, que deveria impor limites e estabelecer regras de participação dos conselheiros tutelares.

Ou seja: a pressão que os juízes fazem quando um aluno é reprovado se deve ao fato dos docentes não conhecerem as leis. E, por esse motivo, ficam refém delas. Se a escola se armar das intromissões jurídicas, respaldas pelas leis que também podem lhe proteger, as escolas poderão impor limites aos comportamentos indisciplinados alunos; poderão determinar a participação dos pais, enfim, poderão administrar melhor os conflitos, e parar de reclamar que não têm ajuda de ninguém.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 04/02/2013
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T4122806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.