Ser ético

Ética não é apenas um discurso instituído pelo conhecimento filosófico. Ética está no dia-a-dia e toda hora precisamos saber se nossas atitudes estão sendo apropriadas ou não. No mundo de hoje, em que o dinheiro está cada vez mais nos obrigando a sonharmos em crescermos, em sermos ambiciosos, o desafio é cada vez maior. Uma atitude equivocada, pode prejudicar nossa reputação.

Primeiro porque sempre existirão os moralistas que julgarão nossas atitudes como anti-éticas. Por exemplo: querer ganhar dinheiro! Para muitos isso é egoísmo, quando na verdade, o dinheiro move o mundo. Querer tê-lo é necessário, desde que para isso não sejamos hipócritas, injustos e menos ainda corporativistas. O dinheiro precisa ser curtido; precisamos ganhá-lo de maneira honesta e trabalhadora. Quanto mais se trabalha, e melhor se trabalha, mais ele pinta. Passar por cima dos outros é uma atitude nada louvável. Querer o melhor pra si, não significa ter que eliminar nossos concorrentes, menos ainda manipular uma seleção em prol de um ou outro amigo. Isso não é uma atitude correta. É invejosa e perigosa.

Ser ético é enfrentar o desafio de perder. Mesmo tendo nossa experiência; mesmo tendo amigos, precisamos saber enfrentar os problemas e dificuldades da vida de maneira clara e direta; sem ter medo de perder. Às vezes, perder é melhor que ganhar. Às vezes, perder significa aprender com as dificuldades; às vezes, perdendo saímos ganhando mais ainda. A vida é assim. Nela só aprendemos algo: perder é sempre o certo. Ganhar é que pode significar a exceção.

Ser ético significa, portanto, partir sempre de uma humildade colocada em tudo. Ser humilde, não é ser pobre ou cabisbaixo, mas é saber reconhecer determinados limites para se conseguir algo.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 03/02/2013
Reeditado em 03/02/2013
Código do texto: T4120401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.