CAI O PÃO, SOBE O CIRCO!
O que estaria acontecendo com o nosso país?
A tristeza da tragédia de Santa Maria ocorrida no recente dia vinte e sete de Janeiro, fatídica data que abalou o Brasil e o mundo, nos trouxe a tona tantos questionamentos sociais, TANTAS REPORTAGENS, tantas falas doutas sobre prevenção, tantas negligências obscuras, tantas ganâncias desmascaradas, tanta desvalorização da vida e dos futuros, tantas inversões dos valores básicos que, por vezes, chegamos a pensar que Deus escreve certo por linhas tortas.
Mas será que Deus escreveria tamanha desolação aos seus filhos?
Não, eu não acredito nisso.
Apenas acredito no que vejo dos "Homens", as barbáries, cujas tragédias quais o episódio de Santa Maria movimentam os jornais e as indignações tanto quanto as tantas outras tragédias que já ocorreram em série entre nós movimentam as memórias apenas, posto que acabam por ficarem no esquecimento e nos tristes anais da nossa negligente história humana.
Somos uma sociedade doentia, psicótica, mentalmente algo tipo "serial killer".
A cada momento nos vemos captados por notícias de violências que ceifam vidas mais que as guerras declaradas.
Se morre mais na grande São Paulo do que na faixa de Gaza.
Falo aqui só das mortes que nos contam, das que nos são relatadas todos os dias, mas às vezes me pergunto: e as mortes indiretas, aquelas que não nos contam, que não pontuam as estatísticas?
Quantos morrem por omissões governamentais nos deficitários leitos de hospitais do país, no término da medicações, no exame que não se realiza a tempo, no diagnóstico atrasado que acelera os óbitos, na drogadição explícita de todas as ruas, na infãmcia perdida, quantas mortes anônimas que sequer são compiladas como produto duma sociedade que sobrevive inercilamente perdida a contar seus tantos mortos?
Quem responde, afinal, por tantas vidas?
Como recuperaremos a indignação pro-ativa a nos fazer mudar o rumo social que nos mata mais que epidemias? Como fortalecer a auto-estima duma sociedade inerte que tudo vê, pouco enxerga e nada muda?
Hoje um jornal de São PAulo nos diz que, depois de alguns decretos, muitas casas noturnas serão colocadas nos "eixos" já que estavam irregulares. Como se fosse algo a se aplaudir!
Os governos deviam ter vergonha em admitir tanta negligência em tudo! Nem nosso circo funciona mais e entre nós até os "circos pegam fogo" . Pagamos bem caro por tudo isso!
Quantos precisaremos morrer todos os dias em todos os setores sociais para que remendos nos sejam esmolados...como dádivas?
Lamentável tudo que vemos.
E a corrupção?
Quantos morrem anonimamente diretamente a ela relacionados?
O que estaria ocorrendo com o nosso querido Brasil?
Por que tanto sofrimento? Por que tanta violência? Por que tantas lágrimas? Por que tantos futuros estagnados? Por que tantas maquiagens? Tantas lápides precoces!? Por que tanta mentira? Quem ganha com tudo isso?
A explicação esta sobre nós. Bem lá no alto! Muitos ganham. E ganham tranquilamente sorrindo e agradecendo à sociedade que representam!
Enquanto a casa cai...um corrupto sobe, e a falar de ética com postura de santo- estadista é aplaudido.
Enquanto isso a sociedade se desestrutura a atingir todas as classes sociais, porque não há crise compartimentalizada, e é isso que os políticos deveriam perceber e reverter.
Só nós , mero povo angustiado, é que sabemos muito bem o quê e o que perdemos.
Perdemos a esperança, nosso maior trunfo, eis a nossa grande e maior tragédia.
Enquanto isso...absolutamente nada muda porque mudanças demandam por razão, consciência, vontade e energia para mudar.
O apagão é energético, inclusive. Quem apagou nossa luz?
O que estaria acontecendo com o nosso país?
Dizem que se não for "por amor"...será "pela dor".
Todavia somos uma sociedade anestesiada! Por aqui, nem a enorme dor de TODOS OS DIAS consegue reverter o nosso triste cenário de -faz -de- conta.
Mas vamos aplaudir os que falam "por nós" em nome da ética.
Quem sabe um dia o milagre do "homens" aconteça a nos fazer, enfim, voltar a acreditar .