Cuidado com a Dengue !!!

Todos os anos é a mesma coisa: é só chegar o período chuvoso e a Dengue ataca novamente !!!

Já faz parte do calendário das agências de notícias colocar esse tema estampado na primeira página. Entra ano e sai ano e todos os veículos de comunicação ficam martelando na nossa cabeça a necessidade de prevenção a essa doença. Entretanto, infelizmente esse problema retorna todos os anos, e em alguns lugares os números de doentes só aumenta !!!

Nossas cidades em geral não têm coleta de lixo adequada. Parte das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos estão em áreas inadequadas, como beiras de rios e córregos ou em encostas de morros. Por essas e outras razões é que o Brasil é um dos países com menor índice de saneamento básico. Tudo isso demonstra o quanto poluímos o ambiente a nossa volta, e como conseqüência colhemos muitos males, como é o caso da Dengue.

Mas, não basta apenas ficar criticando e olhando para essa situação com pessimismo.

Pensando em deixar nossa cidade protegida do mosquito da Dengue (Aedes aegypti) apresentamos aqui uma série de dicas e sugestões.

Se você tem uma caixa d’água situada fora da casa, tenha bastante cuidado para não deixá-la destampada, pois o mosquito da Dengue se prolifera, preferencialmente, em água parada e limpa.

Não deixe nenhum objeto (tampas, latas, copos descartáveis, pneus etc.) que acumula água jogado em qualquer lugar. Os pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardados em local limpo e coberto.

Todo lixo doméstico deve ser bem embalado em sacos plásticos ou recipientes resistentes e destinado ao aterro sanitário do município.

As lixeiras devem ficar sempre tampadas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios e logradouros públicos (praças, ruas, parques etc.).

Limpe periodicamente as folhas e tudo mais que impede a água de correr por calhas que captam a água da chuva. Se sua casa possui laje, lembre sempre de retirar o excesso de água acumulada.

Lave a vasilha de água dos animais domésticos (cães, gatos etc.) no mínimo uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente.

Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiverem sendo usados, deixe-os fechados.

Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, de preferência em local coberto.

Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada.

Lembre-se que combater o mosquito da Dengue é uma obrigação de todos !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 492, p. 15, de 01/02/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 29/01/2013
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T4111794
Classificação de conteúdo: seguro