A Estrada da Vida
A Estrada da vida sempre termina na morte.
Ao meu ver, é uma estrada cheia de bifurcações. Na estrada da vida existe tudo. Você nuncaconhecerá mais do que uma mínima parcela, mas vai conhecendo as coisas conforme vai andando.
Você não sabe o que tem em cada uma dessas bifurcações. Isso é a decisão. O caminho a seguir é você que escolhe, mas fatores diversos podem afetar a decisão, como por exemplo você ver que o caminho começaria esburacado e escolhe outro. Você tem apenas uma visão limitada do caminho que te aguarda.
No começo, você é guiado pela estrada, mas a estrada é sua e uma hora você terá que seguir sozinho, fazer suas próprias escolhas até a sua morte.
Mesmo que você tente traçar uma rota e planejar o caminho que irá seguir, nunca chegará aonde você planejou, porque a estrada é feita de várias incertezas e é impossível de ser mapeada.
Todos os que caminham por essa estrada sabem que ela vai acabar na morte, mas não sabem o que vão encontrar pelo caminho. A estrada mantém, entretanto, um padrão de modo que é possível aprender quais caminhos serão mais agradáveis e quais são os caminhos que podem trazer dor.
Nessa estrada só é possível andar para a frente (como numa fase de Mário em que a câmera está sempre te empurrando e te obrigando a se deslocar para frente, minha concepção é que é mais ou menos isso o que acontece) e você nunca pode parar ou andar para trás, mas você pode escolher a maneira que vai andar. Você pode ir triste por saber o que te espera no fim, ir correndo para terminar a estrada mais cedo, ou ir de costas, desejando estar aonde você estava antes ou você pode tentar ir o mais devagar possível, tentando evitar ao máximo o fim da estrada, mas o fato é que essa estrada é finita, você chegará ao fim dessa estrada e quando você o fizer, você morre, para sempre e jamais poderá retornar a estrada. Você também tem a opção de seguir no seu ritmo e aproveitar as belexas e os prazeres que encontrar no caminho. Cabe a você escolher como você fará essa viagem sem volta pela estrada da vida.
O remorso não influi no funcionamento da estrada de modo que não importa o quão arrependido você esteja, deverá seguir aquele caminho até o fim, mas os caminhos da estrada se entrelaçam e sempre é possível encontrar caminhos alternativos. O importante da estrada pe que a estrada guarda muitos segredos, um caminho que começa bem pode se tornar ruim e o contrário também.
Você sempre encontrará coisas diferentes pela estrada, pois afinal não existe o certo ou o errado. Cada um segue diferentes caminhos , não xistem rotas traçadas, existe apenas o único e verdadeiro destino que é a morte no fim da estrada. Exceto pelo fim, tudo pode mudar na estrada com uma simples decisão.
Em algum ponto da sua vida você encontrará outras pessoas e poderá seguir uma boa parte da estrada com essas pessoas, mas não existem duas estradas iguais porque não existem duas pessoas iguais e a estrada muda para cada pessoa.
Isso mostra que aquilo que você fez para conquistar qualquer meta é mais importante que qualquer meta.