Emuná

Fé é um atributo importante e essencial que desenvolvemos no nosso dia a dia. Mas como tudo na vida, é um sentimento que precisa ser muito bem administrado. Principalmente considerado o fato de que, muitos de nós não tem a maturidade suficiente para não se deixar embriagar com o vinho suave da crença de que o resto do mundo está sempre errado, e apenas o próprio ego em particular é quem está certo.

Ignorar o racional em nome do delírio frenético, é um dos sintomas mais frequentes entre aqueles que preferem seguir pelo acostamento, abandonando a via com destino incerto.

Existem ainda os que se aproveitam da boa fé da gente dispersa, para manipular a crença, vendendo-a como produto barato de feira, com direito a boa embalagem em preço promocional de liquidação.

Mas se a fé é também uma forma de conduta, quem pode negar que a dúvida não tem a sua própria razão?

Pois mesmo entre os declaradamente céticos, há uma plena certeza de que eles mesmos estão corretos em renegar aquilo que nunca viram nem se pode provar por concreto.

E se a fé é um salto no escuro, cabe a cada um tomar a sua própria decisão:

Se jogar de cabeça no precipício à esmo, ou correr todos os riscos mantendo os olhos bem abertos.

* Emuná - Do Hebraico transliterado, que em Português significa Fé.