Igrejas em Breves

O município de Breves possui 163 anos de emancipação política. Breves é conhecida como a “Capital das Ilhas”, pois representa a maior economia e reúne cerca de 100 mil habitantes, o que corresponde a maior população dos 16 municípios que compõem o arquipélago do Marajó, no Estado do Pará.

Nessa importante cidade há uma grande diversidade de segmentos religiosos. Nos últimos anos reuni informações sobre as principais entidades religiosas presentes no município de Breves, com a indicação da localização de seus locais de culto.

A Igreja Católica Apostólica Romana é a denominação cristã mais antiga de Breves.

A Matriz da Igreja Católica é a Igreja Nossa Senhora de Santana, que foi construída em homenagem a padroeira da cidade, que recebeu esse nome em referência aos irmãos portugueses Manuel Breves Fernandes e Ângelo Fernandes Breves que colonizaram a região. Além da Igreja Matriz existem outras 9 (nove) Igrejas distribuídas nos bairros. O Bispo Dom Luiz Ascona é o clérigo responsável pela Prelazia do Marajó. Maiores informações podem ser acessadas no site: http://www.catolicosembreves.com.br/

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) é a mais antiga e maior comunidade protestante do município de Breves. A maior parte das Assembleias de Breves está vinculada ao Ministério da Assembleia de Deus de Belém. Mas, além dessas, existe também outras Igrejas vinculadas ao Ministério da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil CGADB (de São Paulo) e ao Ministério Madureira (do Rio de Janeiro).

O templo sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) de Breves, vinculado ao Ministério de Belém, situa-se na Passagem Paes de Carvalho, n. 2123, Centro. Além da Igreja sede, existem 25 (vinte e cinco) Congregações espalhadas por diversos bairros da cidade, e mais de uma centena de Congregações em comunidades e vilas no interior do município, que juntas reúnem cerca de 10 mil membros. O templo sede da IEAD é o mais moderno e melhor estruturado da cidade de Breves. Ele possui um amplo salão, climatizado e com assentos individuais bastante confortáveis. A sede também possui um auditório para reuniões, sala de música, gabinetes, livraria, dormitórios, lanchonete e batistério.

A Igreja Assembleia de Deus de Missões situa-se na Avenida Capitão Assis, Centro. Essa denominação evangélica é afiliada à Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), com sede na cidade de São Paulo.

A Igreja Assembleia de Deus, vinculada ao Ministério Madureira (com sede no Rio de Janeiro), situa-se na Avenida Antônio Fulgêncio, no Bairro Aeroporto. Existem também outras Igrejas com nome de Assembleia de Deus, mas que possuem ministérios independentes. A Assembleia de Deus Vale de Benção e situa-se perto do CRAS do Bairro Santa Cruz. A Assembleia de Deus ministério Pedra Viva situa-se na Rua Antero de Ferreira, n.548, no Bairro Santa Cruz.

A Assembleia de Deus Missionária do Marajó possui dois templos na cidade e outras congregações no interior de Breves. A sede situa-se no Bairro Aeroporto e a congregação situa-se no Bairro Jardim Tropical.

A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) é a segunda maior denominação evangélica em Breves. Ela possui 27 (vinte e sete) templos espalhados pela cidade e no interior do município. Além das igrejas os crentes da IEQ se reúnem semanalmente nas “células”, que na verdade são as casas dos membros da denominação que utilizam seus próprios domicílios como uma extensão das igrejas. Essas “células” são usadas pelos fiéis da IEQ como locais especiais para celebrar sua fé e evangelizar amigos, parentes e vizinhos. Estima-se que a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) possua aproximadamente 7 mil fiéis em Breves. A Sede Regional da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) em Breves situa-se em frente ao Estádio Municipal, na Avenida Sebastião Amado, Bairro Aeroporto. O Pastor Edmundo Moura é o responsável pela Regional da IEQ em Breves. A Catedral da Família é a Congregação da IEQ com maior número de fiéis (cerca de 1.400 membros). O endereço da Catedral da Família é a Avenida Mário Curica, Centro. Ela é administrada pelo Pastor Hildo Tavares e, sua esposa, Pastora Neide Tavares.

A sede da Igreja Cristã Evangélica (ICE) situa-se a Avenida Rio Branco, n. 352, Centro. Além da sede a Igreja Cristã Evangélica (ICE) possui 3 (três) congregações na cidade de Breves e diversas outras no interior do município. Recentemente, foi inaugurado o escritório da Aliança das Igrejas Cristã Evangélicas do Brasil (AICEB), que tem a função de representar a Região da Amazônia Oriental, reunindo administrativamente as igrejas de Breves e de diversos outros municípios do arquipélago do Marajó. A sede da AICEB situa-se na Avenida José Rodrigues Ferreira, em frente ao Cemitério Municipal, n. 1782, Centro.

A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) situa-se na Avenida Rio Branco, n. 1307, Centro. Além desse templo sede, a IPDA de Breves possui 13 (treze) Congregações distribuídas nos bairros e nas comunidades do interior do município. A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) é reconhecida pelo grande comprometimento e fervor de seus fiéis. Essa denominação religiosa é considerada entre aquelas que possuem fiéis com maior grau de credulidade e compromisso com seus princípios e práticas cristãs.

A Igreja Batista Tradicional, vinculada a Convenção Batista do Brasil (CBB) e a Convenção Batista do Pará (COBAPA), está presente em Breves com dois templos. O maior deles situa-se a Av. Coronel Lourenço Borges, n. 2207, Centro. A 1ª Igreja Batista de Breves situa-se no bairro Cidade Nova.

A Igreja Batista Vale de Sarom situa-se na Av. Magalhães Barata, n. 223, Bairro Santa Cruz.

A Igreja Evangélica Ato dos Apóstolos situa-se na Av. Boa Vista, Cidade Nova 2.

A Igreja Restauração situa-se na Travessa Industrial, em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) dos ribeirinhos, no setor Santa Cruz. A Igreja Comunidade Evangélica Restauração é vinculada a Igreja Vinho Novo de Belém. O casal de missionários Valdemir Miranda e Luzinete Miranda são os responsáveis pelo início do trabalho em Breves. Atualmente o Pastor Cleuson Júnior também atua no ministério local. A Comunidade Evangélica Restauração tem um forte trabalho missionário, e atualmente possui 8 (oito) Congregações espalhadas pelo interior do município de Breves. Para saber maiores informações sobre o ministério Vinho Novo é só acessar: www.vinhonovo.com.br

A sede Igreja Pentecostal Nova Israel situa-se na Avenida 30 de Novembro, n. 2471, Centro. Além dessa Igreja sede, existem diversas congregações espalhadas nas comunidades ribeirinhas. Recentemente o Irmão Piraca, que é membro da Igreja Pentecostal Nova Israel, foi eleito como representante do segmento evangélico para ocupar o cargo de Vereador, para o mandato de 2013 a 2016.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) situa-se na Avenida Rio Branco, n. 417, Centro. Essa é uma Igreja do grupo Neopentecostal, que foi fundada no final da década de 1970, no estado do Rio de Janeiro, pelo Bispo Edir Macedo, atual dono da Rede Record de Televisão.

A Igreja Internacional da Graça de Deus situa-se na Av. Capitão Assis, Centro. Essa denominação é presidida pelo tele evangelista R.R. Soares, que transmite seus cultos em diversos canais de televisão.

A Igreja Evangélica Pioneira situa-se na Avenida Capitão Assis, Centro.

A Igreja Evangélica Pentecostal Santuário de Deus situa-se na Av. Justo Chermont, Centro.

A Missão Evangélica Andando com Deus situa-se na Av. Boa Vista, Cidade Nova 2.

A sede Igreja Pentecostal Nova Filadélfia situa-se em frente da ASSUPA, na Vila Iris, e sua congregação fica no Bairro Jardim Tropical.

A Igreja Evangélica Nova Aliança situa-se no Bairro Aeroporto.

A Igreja Evangélica Reviver em Cristo situa-se na Avenida Anajás, no Bairro Aeroporto. Essa denominação também possui congregações no interior do município.

A Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) possui um belíssimo templo, que se situa na Travessa Paz de Carvalho, Centro. Na área do templo sede a IASD há uma escola de ensino fundamental conveniada com a Prefeitura Municipal, e existe também uma estação repetidora do Canal 7 da TV Novo Tempo. Além da sede da IASD existem em Breves outras 13 igrejas, que reúnem aproximadamente 800 fiéis adventistas em Breves.

A Igreja Adventista da Promessa está presente em Breves, com sede na Avenida Justo Chermont, e também com uma congregação na Avenida Magalhães Barata, Bairro Riacho Doce. A Igreja Adventista da Promessa está presente no Estado do Pará há mais de 81 anos, e completou no dia 26 de janeiro de 2013 o aniversário de 28 anos em Breves.

A Congregação Cristã no Brasil (CCB), conhecida com “Igreja do Véu”, também está presente em Breves. A sede da Congregação Cristã no Brasil (CCB) em Breves situa-se na Passagem Projetada, n. 2289, Bairro Aeroporto. O Ancião Geraldo é o responsável pelos cultos da CCB em Breves.

O Salão do Reino das Testemunhas de Jeová está presente em Breves desde 1980, e conta atualmente com aproximadamente 200 membros. As Testemunhas de Jeová são reconhecidas pela sua grande dedicação no trabalho semanal de visitas domiciliares para divulgação de seus ensinamentos e doutrina. Nessas visitas as Testemunhas doam aos interessados uma variada quantidade de material eclesiástico. O Salão principal situa-se na Avenida Justo Chermond, Centro.

Além dessas Igrejas, existem em Breves outras pessoas e famílias que professam diferentes crenças religiosas, reunindo em momentos específicos em casa ou em grupos familiares, como por exemplo: espiritismo kardecista, judaísmo etc.

O Centro Espírita Boa Nova representa a comunidade Kardecista no município de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Março de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/01/2013
Reeditado em 26/03/2014
Código do texto: T4076360
Classificação de conteúdo: seguro