2013 - Ano Internacional da Cooperação pela Água

2013 foi proclamado pela Organização as Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”.

Desde 1957 a UNESCO, que é a Agência da ONU para tratar de temas ligados à Educação, Ciência e Cultura, implementa campanhas para o chamado “Ano Internacional”.

O objetivo do “Ano Internacional” é despertar atenção dos países membros para se unirem entorno de temas comuns e de relevância global.

Com a definição do “Ano Internacional” a UNESCO dá o primeiro passo para que todos os países membros iniciem ações e debates em níveis regionais e locais durante os 12 meses.

Esse título para cada “Ano Internacional” gera uma série de iniciativas para realização de eventos e discussões com participação de lideranças políticas, governantes, empresários, ONGs, profissionais e cientistas ligados ao tema.

Não é difícil para ninguém entender a importância do tema desse ano, pois certamente que a água é dentre todos os elementos naturais o mais importante para a vida de nosso planeta.

Para 2013 há uma grande expectativa, pois é urgente a necessidade de encontrarmos soluções para combater alguns problemas bem graves, como por exemplo: a ausência de acesso à água potável para cerca de 11% da população mundial; a falta de redes de esgoto para mais de 15% das pessoas que vivem no planeta; e a morte de cerca de 4 mil crianças, por dia, por conta de doenças diarreicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade.

Um bom momento para quem quiser desenvolver ou colaborar com alguma ação é o “Dia Mundial da Água”, que é realizado anualmente em 22 de Março. Essa data especial já faz parte do calendário escolar e muitos municípios de todo Brasil tem a tradição de se mobilizar e realizar ações de valorização dos recursos hídricos.

Se você começou o ano querendo mudar atitudes e fazer ajustes na sua vida, sugiro que aproveite esse entusiasmo e motivação para se engajar nessa proposta do “Ano Internacional”. Com certeza a defesa da água pode ser usada como um estímulo para você iniciar uma nova etapa em sua vida pessoal, além de te dar oportunidade de colaborar com a construção de um mundo mais sustentável e melhor !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 490, p. 15, de 18/01/2013. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/01/2013
Reeditado em 21/01/2013
Código do texto: T4071647
Classificação de conteúdo: seguro