MEMÓRIAS QUE TRAGO COMIGO DO BAIRRO VILA MARIANA

DIFÍCIL ESQUECER!

A CASA MEIO BÉGE, MEIO MARROM, DO LADO DIREITO DA RUA JOEL JORGE DE MELO, O NÚMERO ERA 158 , UM POUCO MAIS, UM POUCO MENOS.....FOI ONDE EU MOREI, LÁ PELOS MEUS 11 ANOS DE IDADE. É ÓBVIO QUE TUDO ERA MUITO DIFERENTE, INCLUSIVE A CASA QUE HOJE É MEIO BÉGE, MEIO MARROM DO LADO DIREITO DA RUA É UMA CONSTRUÇÃO TOTALMENTE NOVA. PORQUE A CASA ONDE EU MOREI NÃO SE PARECIA NENHUM POUCO COM ESSA DE AGORA, TINHA UM JARDIM LINDO NA FRENTE, UMA VARANDA ACOLHEDORA, A MINHA AVÓ CRIAVA GALINHAS LÁ NO FUNDO, E ELA TINHA MUITAS PLANTAÇÕES.....DE COUVE, TOMATE, TINHA UMA PARREIRA, UMA PEREIRA E ALGUMAS OUTRAS ÁRVORES MAIS LÁ NO FUNDO DO TERRENO. MEU TIO JOSÉ E A MINHA TIA ELZA MORAVAM NUMA CASINHA NO FUNDO DO QUINTAL GRANDE. É, ESSA CASA, QUE ERA NA REALIDADE, DA MINHA AVÓ ADELINA, ERA ENORME E TINHA TERRENO PRÁ CARAMBA...... NO SOBRADO BRANCO DA ESQUINA, DO OUTRO LADO DA RUA, MORAVA UM AMIGO DO MEU IRMÃO, O RENATO. ELES ERAM MUITO AMIGOS, E O MEU IRMÃO VIVIA NA CASA DELE. EU CONSEGUIRIA ESCREVER UM LIVRO APENAS DAS RECORDAÇÕES QUE TENHO DA RUA JOEL JORGE DE MELO.

**********

SAUDADES......

POR MUITOS ANOS EU MOREI EM UM PRÉDIO PEQUENINO, DE APENAS SEIS ANDARES, NA RUA DOMINGOS DE MORAES, O NÚMERO ERA O 2023 NA VILA MARIANA. NA ÉPOCA, ELE NÃO ERA AZUL NÃO. NEM TINHA O MERCADO PASTORINHO E NEM A IGREJA DO OUTRO LADO. EU APENAS ATRAVESSAVA A RUA, E DO OUTRO LADO, TINHA O BANCO BRADESCO, ONDE EU TRABALHEI. ADORAVA TRABALHAR NO BANCO BRADESCO. FUI EU QUEM ABRIU A CONTA CORRENTE DO CANTOR GUILHERME ARANTES......É, AQUELE DAQUELA MÚSICA LINDA "TERRA, PLANETA ÁGUA.....TERRA, PLANETA ÁGUA....." AMO O GUILHERME!

***********

NA RUA DR. THYRSO MARTINS, NO NÚMERO 211 NA VILA MARIANA FICAVA (FICA AINDA), A ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU LASAR SEGALL. FIZ TODO O CURSO GINASIAL ALI. TAMBÉM REPETI MUITO DE ANO, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DE MATEMÁTICA. EU ODIAVA MATEMÁTICA. EU GOSTAVA MESMO É DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE COMPRAR LANCHE NA CANTINA DA ESCOLA. EU TINHA MUITOS INIMIGOS ALI. MUITOS COLEGUINHAS NÃO GOSTAVAM DE MIM, E EU GANHEI APELIDO DE OLÍVIA PALITO. MAS, GRAÇAS À DEUS, EU CONSEGUI CONQUISTAR ALGUMAS AMIZADES. ME LEMBRO DA BEATRIZ, DA SOLANGE E DE UMA JAPONESINHA QUE, DELA MESMA, SÓ ME RECORDO QUE ERA JAPONESINHA E BEM MAGRINHA. EU ESCREVI UMA POESIA TÃO LINDA, QUE ATÉ FOI PUBLICADA EM UM DOS LIVROS QUE FAZIAM PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR. TAMBÉM GANHEI VÁRIOS DIPLOMAS ESQUISITOS, INCLUINDO O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO PELO DIA DA ÁRVORE. NO TEATRINHO DA ESCOLA, EU FIZ O PAPEL DE UMA HEROÍNA. DESENVOLVI MUITOS DONS ARTÍSTICOS NESSA ESCOLA.

*************

MUITAS COISAS BOAS ACONTECERAM LÁ NA VILA MARIANA.

EU NÃO PODERIA ESQUECER (NUNCA!) DO MUSEU LASAR SEGALL. PORQUE FOI LÁ QUE EU PASSEI MUITOS DOS MELHORES MOMENTOS DA MINHA VIDA. FUI PARTE DO CORAL DO MUSEU, COMO MEZZO SOPRANO. ERA UM CORAL MARAVILHOSO, ENORME, E O MAESTRO SEMPRE ME ELOGIAVA, PORQUE EU REALMENTE TINHA UMA VÓZ AFINADÍSSIMA. FAZÍAMOS MUITAS EXCURSSÕES COM A TURMA DO CORAL. APRESENTAÇÕES EM SANTOS ERAM MUITO COMUNS. LEMBRO DE UMA APRESENTAÇÃO, EM ESPECIAL, NA ALIANÇA FRANCESA. A PLATÉIA ESTAVA LOTADA. ENCAREI TUDO COMO SE FOSSE PROFISSIONAL. TAMBÉM NO MUSEU LASAR SEGALL, EU FIZ CURSO DE FOTOGRAFIA. EU AMAVA IR PARA O LABORATÓRIO DO MUSEU E MEXER COM TODAS AQUELAS QUÍMICAS. FAZÍAMOS CÂMERAS COM LATA DE LEITE, COM CAIXAS DE PAPELÃO. E NÃO É QUE CONSEGUÍAMOS "TIRAR" FOTOS COM AQUELAS COISAS DO ARCO DA VELHA?..... O MUSEU FOI UMA ETAPA MUITO IMPORTANTE DA MINHA VIDA.

***************

UM DIA EU AINDA VOU ESCREVER GRANDES HISTÓRIAS SOBRE AS MINHAS MEMÓRIAS LÁ DA VILA MARIANA. ESTOU AGORA NA RUA AFONSO CELSO. SIM, A MESMA RUA DO MUSEU. E A MINHA MELHOR AMIGA DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA A BIA, MORAVA NUMA VILA ONDE A ENTRADA ERA COBERTA POR PEDRAS VERMELHAS, E HAVIA UM PORTÃO DE FERRO MAIS AO FUNDO. AH, A CASA DA BIA!.....EU ESTIVE LÁ TANTAS VEZES QUE ATÉ JÁ PERDI A CONTA. A BIA "PATROCINAVA" UMAS FESTINHAS NA CASA DELA, E EU ADORAVA, PORQUE COMIA MUITO BOLO E SALGADINHO. NOS ANIVERSÁRIOS DELA, EU APROVEITAVA PARA NAMORAR E FLERTAR BASTANTE. EU GOSTAVA MUITO DA TIA BRANCA, ELA ME OFERECIA CAFÉ COM LEITE E PÃO COM MANTEIGA. EU ADORAVA CAFÉ COM LEITE E PÃO COM MANTEIGA! A BIA TINHA UM IRMÃO CHATO PRÁ CARAMBA, O JAIR. ELE GOSTAVA DE INFERNIZAR A MINHA VIDA E DE TODAS AS OUTRAS AMIGAS. AGORA, ELE É PILOTO DE AVIÃO.

**************

SE SÃO MEMÓRIAS LÁ DA VILA MARIANA, EU JAMAIS PODERIA ME ESQUECER DE MENCIONAR A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE. PORQUE ALI EU TAMBÉM VIVI MUITAS COISAS. TINHA O GRUPO DE JOVENS, E EU E MEU IRMÃO ADORÁVAMOS PARTICIPAR TANTO DAS REUNIÕES QUANTO DAS EXCURSSÕES ORGANIZADAS PELA IGREJA. FIZ MUITAS AMIZADES ALI, E NAMOREI ALGUNS MENINOS DO GRUPO. TEVE A CATEQUESE, PRIMEIRA COMUNHÃO, CRISMA.......DO GRUPO DE JOVENS, ME LEMBRO DE ALGUNS NOMES, APENAS: SILVIO, SOLANGE, KAZUO, VITOR, CRISTINA, ALICE, ACELINO, ZÉ CARLOS, MIRELLA......CREIO QUE O MEU IRMÃO DEVE SE LEMBRAR DE MUITOS OUTROS NOMES. EU SOU INCRIVELMENTE PÉSSIMA PARA GUARDAR NOMES. SE HAVIA ALGUMA COISA QUE EU NÃO GOSTAVA MUITO, ERA NA HORA EM QUE EU TINHA QUE IR ME CONFESSAR. PRÁ RECEBER A HÓSTIA, TINHA MESMO QUE PASSAR PELO PADRE, LÁ NAQUELA "CASINHA" QUE CHAMAM DE CONFESSIONÁRIO. EU NÃO GOSTAVA, PORQUE SABIA QUE IA RECEBER ALGUMAS "PENITÊNCIAS", E ESTAS ERAM SEMPRE MUITAS "AVE-MARIAS" E "PAI NOSSOS". A IGREJA TEVE MUITAS REFORMAS, MAS FOI MAIS NA ÁREA DA RUA SANTA CRUZ.

Lygia Losinski
Enviado por Lygia Losinski em 31/12/2012
Código do texto: T4061045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.