O SILOGISMO DE DEUS
O SILOGISMO DE DEUS
Tudo na vida passa, tudo tem um fim! Tudo para uma pessoa tem a duração do tempo em que ela viver na Terra; morreu acabou! Sua casa (mais que isso, seu lar onde você vivia com as pessoas queridas do seu coração, seus mais sinceros afetos – sua família), tudo, suas amizades, suas relações comerciais, cívicas, jurídicas, os afetos e desafetos; seus projetos executados, em execução e os sonhados; carros, joias,... Tudo, tudo mesmo! Você simplesmente some do cenário! Certo, certo, ficam sua recordação, a saudade no peito das pessoas que gostavam de você e das que não gostavam o alívio de não vê-lo mais; também, ficam na Terra seus exemplos bons ou maus; o que você construiu; o que você ensinou, enfim, tudo que você realizou de bom ou de mal fica como uma herança sua para os que ficaram, para com a posteridade terráquea, mas você nada mais tem com isso, “isso não lhe pertence mais”... ouvi essa expressão num programa de humor,... caiu como uma luva aqui! Mas você não vai poder bater no peito e dizer: estão chorando por mim, estão com saudades de mim, estão gratos por mim... ou o contrário disso! Não, não, você... aliás, não existe mais você. Você sofreu, lutou, amou, construiu laços de afeto, carinho, amor; lutou brigou, odiou; você conseguiu ou não acumular bens materiais; você fez sucesso e fama ou não fez,... Mas, você passou, extinguiu-se; você é nada! “É, mas eu leguei...” Não importa, você é... nada. Você não sente, não pensa... você não existe! Você surgiu ao acaso e o acaso sumiu com você! Interessante que você surgiu ao acaso cheio de sensações, sentimentos,... junto a pessoas que lhe receberam com amor, carinho, com o maior desvelo, pessoas que se sacrificaram para cuidar de você; e você cresceu lutou, aprendeu tantas coisas, criou laços de imenso carinho e amor com outras pessoas, até se sacrificou com dedicação aos filhos que nasceram de você, à família que você constituiu,... Tudo para nada! Morreu acabou! A morte zera sua participação na vida! Tudo surge por acaso, tudo desaparece por acaso.
Calma leitor, não me excomungue ainda! Levou-me a escrever esta... reflexão a necessidade de entender como pode ter gente que ainda pensa dessa forma! E, sinceramente, a primeira coisa que me ocorreu foi que esta pessoa tem muita coragem! Sim, muita coragem, porque, há de ter coragem para viver com essas expectativas; eu, só de pensar, gelam-me os ossos! Quê? Você acha que ninguém pensa assim, leitor? Pois saiba que muito mais gente pensa assim ou diz que pensa... se bem que é provável que só diga da boca pra fora! Mais me admira são as pessoas esclarecidas, principalmente, os cientistas sustentarem ainda esses absurdos que dizem que “o fim é o nada” eles alegam que a ciência trabalha com fatos e só creem naquilo que passa pelo crivo do laboratório. Muito bem, mas, a própria ciência instituiu como LEI as tais premissas ou axiomas que não se provam em laboratório, mas que são aceitas como verdades indiscutíveis, por serem racionalmente provadas, ou seja, provadas apenas por uma operação lógica, mental; cito como exemplo as leis de Newton e dentre elas cito uma que diz “a cada ação uma reação...” (peço desculpas aos metódicos, porque aqui estou pisando num terreno do qual conheço muito pouco, que são as ciências exatas, então, é compreensível meu mau jeito quando preciso de conhecimentos dessa área); mas, como estava dizendo, só com base na lei de ação e reação, tendo-se um pouco de boa vontade, dá para perceber e aceitar racionalmente a existência de Deus e a continuidade da vida após a morte. Façamos aqui um exercício mental: o Universo, com tudo que existe nele (inclusive nós) é efeito de uma ação ou é a ação em si mesma? Tudo que existe é efeito de uma causa/ação. Assim, o Universo é efeito/reação! Quem provocou esse efeito, essa reação? O homem não foi; quem foi? Agora, basta pensar no incomensurável que é o Universo, na forma perfeita em que funciona (não fora isso, seria o caos),... essa causa/ação que o criou deve ser a própria perfeição e sabedoria,... Essa Causa! Ação é tão... inominável, indescritível, indefinível que fica compreensível aceitá-la como: a Causa primária de todas as coisas, que existiu desde sempre, Deus, enfim! Deus é o maior de todos os silogismos, vejamos: primeira proposição (que é uma premissa perfeita): tudo que existe é efeito de uma causa anterior; segunda proposição (que é uma premissa perfeita) o Universo existe; conclusão: logo, o Universo é efeito de uma causa anterior. (a Grande Causa)
Só para encerrar, um Deus com essas características seria capaz de nos criar cheios de emoções, de sentimentos e desejo de vida, só para depois nos extinguir em meio ao nada. Aliás, que é o Nada? Existe um silogismo para o nada? Então, por que creem no nada, mas não creem em Deus.
oBS.:Escrevi este texto, que é uma reflexão subjetiva, sem intensão de provar nada contra ou a favor de ninguém; é apenas uma necessidade da minha alma e um alimento para minha fé que, admito, não é assim tão inabalável! Confesso que nem sei se o silogismo que tentei construir no meu texto é verdadeiro,... Neste sentido, um comentário eslarecedor, de algum amigo escritor que domine o assunto é muito bem vindo. Abraço a todos.