ENTENDER O PROCESSO DE INICIAÇÃO NA VIDA ADULTA É COMPREENDER OS RITUAIS :TIPOS DE POSTURA E GESTO QUE UM ADOLESCENTE USA EM SUA ROTINA.
O ADOLESCENTE EM SUA SINGULARIDADE BUSCA UMA AÇÃO INOVADORA ,NÃO ACEITA VALORES JÁ CRISTALIZADOS ,INVOCA POR MEIO DE PALAVRAS,DANÇA, MÚSICA,ENFIM,POR MEIO DE OUTROS ELEMENTOS SOCIO-CULTURAIS A REVELAÇÃO DA IDENTIDADE QUE ESTÁ CONSTRUINDO ,MOMENTO DIFÍCIL PARA QUEM O OBSERVA E ESPECIALMENTE PARA QUEM CONVIVE COM ESTE ADOLESCENTE,AFINAL ESTE SER AGORA DIZ QUE É” ELE MESMO “,UM CORPO ÚNICO,QUE POR HORA EM DIANTE PERTENCE TAMBÉM AO MUNDO, NÃO APENAS À FAMÍLIA.
É EVIDENTE AS MUDANÇAS CORPORAIS,EMBORA ALGUMAS PAREÇAM INVISÍVEIS ,CADA ADOLESCENTE SABE DESCREVER OS SENTIMENTOS QUE PERMEIAM A SUA RELAÇÃO COM AS MUDANÇAS FISÍCAS, QUE VÃO MEXENDO NO PSICOLÓGICO,NAS ESTRUTURAS SOCIO-CULTURAIS. EIS QUE A SEXUALIDADE AFLORA, A FAMÍLIA QUE EDUCA PARA FAZER PARTE DE UM MUNDO CONSERVADOR O PRESSIONA A SE ADEQUAR,,A SOCIEDADE QUE DESEJA RECEBÊ-LO COMO IDEALIZOU NÃO ACEITA MODÍSMOS,PIOR , QUE ELA MESMA ELABOROU E COLOCOU NAS MÍDIAS.
BREVE OU LONGA, CONSIDERANDO OU NÃO A PUBERDADE(O FENÔMENO HORMONAL) SÓ A MATURIDADE ACALMA AS “PROBLEMÁTICAS” OU SEJA AS PASSAGENS, CONSIDERA-SE PLOBLEMA , POIS, DESDE A PRÉ-ADOLESCÊNCIA,ADOLESCÊNCIA,ADOLESCÊNCIA- TARDIA E PRÉ –JUVENTUDE ATÉ A FASE ADULTA; PAIS , PROFESSORES ,DENTRE OUTROS ATORES SOCIAIS APONTAM AS DIFICULDADES PARA COMPREENDER O PROCESSO DE TRANSIÇÃO.
MAS , NÃO SE PODE ESQUECER QUE UMA GERAÇÃO É DIFERENTE DE OUTRA,UM ADOLESCENTE É DIFERENTE DE OUTRO,E QUE ISSO MOVE A VIDA ,MOVE O MUNDO E SEUS COSTUMES.E QUE ADULTOS CONTINUARÃO VIVENDO COM TODAS AS INTERROGAÇÕES ,JÁ QUE O ESTUDO DE UM GRUPO, DE UM ADOLESCENTE NÃO SERVE PARA ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM O OUTRO.NUNCA PREPARADO PARA LIDAR COM AS DIFERENÇAS, A OBSERVAÇÃO É NA VERDADE REENCONTRO COM O LADO EMOCIONAL DE QUEM ESTABELECE CONTATO COM CADA ADOLESCENTE, POIS NA VERDADE ,UM ADULTO PERCEBE-SE NO ADOLESCENTE E SABE AS CONSEQUÊNCIAS DE MUITAS DAS ESCOLHAS.
´