ENTENDER O PROCESSO DE INICIAÇÃO NA VIDA ADULTA É COMPREENDER OS RITUAIS :TIPOS DE POSTURA E GESTO QUE UM ADOLESCENTE USA EM SUA ROTINA.
O ADOLESCENTE EM SUA SINGULARIDADE BUSCA UMA AÇÃO INOVADORA ,NÃO ACEITA VALORES JÁ CRISTALIZADOS  ,INVOCA POR MEIO DE PALAVRAS,DANÇA, MÚSICA,ENFIM,POR MEIO DE OUTROS ELEMENTOS SOCIO-CULTURAIS A REVELAÇÃO DA IDENTIDADE QUE ESTÁ  CONSTRUINDO  ,MOMENTO DIFÍCIL PARA QUEM O OBSERVA E ESPECIALMENTE PARA QUEM CONVIVE COM ESTE ADOLESCENTE,AFINAL ESTE SER AGORA DIZ QUE É” ELE MESMO  “,UM CORPO ÚNICO,QUE  POR HORA EM DIANTE PERTENCE  TAMBÉM AO MUNDO, NÃO APENAS À FAMÍLIA.
É EVIDENTE AS MUDANÇAS CORPORAIS,EMBORA ALGUMAS PAREÇAM  INVISÍVEIS ,CADA ADOLESCENTE SABE DESCREVER OS SENTIMENTOS  QUE                                                                   PERMEIAM  A SUA RELAÇÃO COM  AS MUDANÇAS FISÍCAS, QUE VÃO MEXENDO NO PSICOLÓGICO,NAS ESTRUTURAS SOCIO-CULTURAIS. EIS QUE A SEXUALIDADE AFLORA,  A FAMÍLIA QUE EDUCA PARA FAZER PARTE DE UM MUNDO CONSERVADOR O PRESSIONA A SE ADEQUAR,,A SOCIEDADE QUE DESEJA RECEBÊ-LO COMO IDEALIZOU NÃO ACEITA MODÍSMOS,PIOR , QUE ELA MESMA ELABOROU E COLOCOU NAS MÍDIAS.
BREVE OU LONGA,  CONSIDERANDO OU NÃO A PUBERDADE(O FENÔMENO HORMONAL)  SÓ A MATURIDADE  ACALMA AS  “PROBLEMÁTICAS” OU SEJA AS PASSAGENS,   CONSIDERA-SE PLOBLEMA , POIS, DESDE A PRÉ-ADOLESCÊNCIA,ADOLESCÊNCIA,ADOLESCÊNCIA- TARDIA E PRÉ –JUVENTUDE  ATÉ A FASE ADULTA; PAIS , PROFESSORES ,DENTRE OUTROS ATORES SOCIAIS APONTAM AS DIFICULDADES PARA COMPREENDER O PROCESSO DE TRANSIÇÃO.
MAS , NÃO SE PODE ESQUECER QUE UMA GERAÇÃO É DIFERENTE DE OUTRA,UM ADOLESCENTE É DIFERENTE DE OUTRO,E QUE ISSO MOVE A VIDA ,MOVE O MUNDO E SEUS COSTUMES.E QUE  ADULTOS  CONTINUARÃO  VIVENDO COM TODAS AS INTERROGAÇÕES ,JÁ QUE O ESTUDO DE UM GRUPO, DE UM ADOLESCENTE NÃO SERVE PARA ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM O OUTRO.NUNCA  PREPARADO PARA LIDAR COM AS DIFERENÇAS, A OBSERVAÇÃO  É NA VERDADE REENCONTRO COM   O LADO EMOCIONAL DE QUEM ESTABELECE CONTATO COM CADA ADOLESCENTE, POIS NA VERDADE ,UM ADULTO PERCEBE-SE NO ADOLESCENTE E SABE AS CONSEQUÊNCIAS DE MUITAS DAS ESCOLHAS.
  ´
Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 23/11/2012
Reeditado em 18/02/2018
Código do texto: T4001541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.