SOB A NOVA BECA DA SUPREMA CORTE

Aqui, um breve ensaio do pensamento, o de alguém que (apesar de tudo!) ainda acredita no Brasil.

Ontem vimos a assunção do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, um homem cuja história de vida emociona e que atualmente se "santifica" pelo todo agigantado do nosso país como uma das figuras brilhantes, a das mais expoentes no atual julgamento do escândalo do MENSALÃO, caso que configura o maior ataque político à DEMOCRACIA e portanto ao Estado de Direito cidadão.

Em meio a uma verdadeira convulsão social que enfrentamos aqui e no mundo planetário, talvez nos acendeu uma luz no final do nosso túnel social tão perenemente escuro.

Estamos numa situação social para lá de emergencial e algum milagre precisa ser operado com urgência!

Porém um fato me chamou a atenção: O DISCURSO DO MINISTRO.

Porque todos sabemos que a escolha do Presidente do Supremo sempre teve influência política e de fato fica difícil para um cidadão leigo em justiça e em ciências políticas, assim como eu sou, acreditar que por aqui ainda possa ocorrer ao menos uma Justiça Livre dos políticos, como assim brilhantemente pregou o Ministro no seu discurso de posse, discurso que confesso, muito me surpreendeu e me animou.

Eu nem de longe esperava um dia, poder escutar a fala duma proposta de tal tamanho e importância social partida do próprio Presidente do Supremo no ato da sua posse, a de que temos que ter uma Justiça Livre, independente e para TODOS. Seria Utopia? Torço para que não seja. Que suas palavras tenham vida eterna!

Dizem que pensar já é meio caminho andado, e se querer realmente é poder, talvez estejamos no caminho mais justo da nossa nova história PÓS MENSALÃO, principalmente quando a sede de Justiça é proclamada em alto e honorífico tom pela própria Beca da Justiça Master.

É primordial que uma Nação tenha uma Justiça Justa e imparcial frente aos interesses políticos nem sempre tão justos assim.

Uma justiça ploliticamente comprometida nos enfraquece a qualquer Nação do mundo!

Dos três poderes constituídos na Democracia, a meu mero ver, a Justiça é o que tem a maior e legítima força pêndulo para manter a ordem social equilibrada, a realmente promover uma Nação blindada de fatos criminosos que afrontam a cidadania, inclusive esse recente drama político do mensalão.

Talvez se a Justiça até então fosse totalmente LIVRE das influências políticas como assim deseja o nosso caro Ministro relator do Mensalão, nossa mais nova Excelência a presidir o SAGRADO Supremo, teríamos elucidado com maior rapidez e precisão todos os comandos políticos que partiram para o ataque à nossa instituição DEMOCRÁTICA, bem a tempo de não lesar a Nação Brasileira no seu mais profundo âmago social.

Ouvir da própria Justiça que os penalizados não deveriam cumprir pena regular no nosso atual sistema carcerário porque não configuram grandes perigos à Sociedade, assim como foi proferido numa redação que nos foi lida " qual o perigo que uma bailarina oferece ao social?", é no mínimo desanimador ao simples cidadão contribuinte.

Penso que a corrupção, um câncer social disseminado entre nós, seja ela em que nível for e partindo de quem quer que seja, sempre mata silenciosamente o todo social. É crime para lá de hediondo, nem que seja apenas no figurativo do vocábulo técnico!

Os maiores perigos sociais são inaparentes aos olhos nús, e não é apenas a Justiça que necessita resgatar seu poder técnico das influências políticas.

Parabéns ao Ministro Joaquim Barbosa. Torço demais pela sua também brilhante e futura atuação de Presidente do STF.

Como é bom se sentir mais justamente "cuidado...".

Que ele perpetue sua história vitoriosa de vida e de luta pela consolidação duma Justiça livre e ampla ao nosso País.

Sinto que sua mais que urgente missão será muito difícil como o é toda nobre missão heróica que dignifica o social a fazer engrandecer a nossa fraterna e igualitária existência.