Etiqueta/Me desculpe
O uso do 'me desculpe' não deve ser feito de maneira arbitrária no local de trabalho, ou nos demais locais que frequentamos. Se desculpar em si, já não é algo fácil de ser feito. Em geral as pessoas não sabem se desculpar – melhor dizendo: não conseguem se desculpar. Se desculpar em si não é algo fácil e, às vezes, nem é necessário ser feito. Quando cometemos um erro, ou somos grosseiros o mais interessante somos nós reconhecermos o erro. Não necessariamente falar para o Outro. Até porque, nem sempre o Outro realmente vai nos desculpar.
Em geral a pessoa grosseira é e sempre será. Ou seja: essa, mesma que se desculpe, não o estará fazendo na prática, pois em outras situações a gafe irá se repetir. Têm pessoas que morrem e não conseguem se desculpar. Não reconhecem o erro que cometeram, e, de mansinho, ou de maneira discreta começam a puxar assuntos com a gente - isso é uma forma disfarçada de pedir desculpas. Cabe a nós aceitarmos ou não. Pois, às vezes, não compensa 'tomar partido' nos problemas alheios, mesmo que isso resvale para nosso lado.
Existe também aquela desculpa feita por gente sonsa. São pessoas que dissimuladamente pedem desculpas, mas no fundo estão sendo 'irônicos', ou não estão nem aí para o que fizeram. Infelizmente conheço vários desse tipo. São pessoas fingidas. Essas, também não se devem aceitar as desculpas, até porque as desculpas são falsificadas.
Existe o homem que, perdeu sua namorada, e aí, descontroladamente volta atrás da mulher lhe passando várias desculpas. Como se as desculpas fossem um remédio que curasse todos os problemas.
Na verdade, pedir desculpa, em geral não ajuda muito. O ideal é que o erro cometido, seja reparado não através do perdão do Outro, mas do reconhecimento de que não podemos repetir nossas grosserias; têm pessoas que não percebem que estão sendo grosseiras - são as famosas grosserias sociais – uma falta de gentileza em lidar com cerimônias. Aí, realmente temos que perdoar, pois não se ensina falta de gestos de um dia para o outro. Às 'grosserias psicológicas', daquelas pessoas que costumeiramente são conhecidas por sua falta de educação, estas sim, deveriam ser coibidas. Seja pelo chefe que deve lhes advertir, seja pelas pessoas em geral que devem retrucar.