Etiqueta/Encaminhar e-mail
Deveriam existir regras para se encaminhar e receber e-mails. Por exemplo, existe gente que ao encaminhar um e-mail, ao invés de mandar somente para um destinatário envia para diversas pessoas. Dependendo da situação, ou mesmo do assunto, isso é totalmente inconveniente. Na verdade, não se deve fazer isso. Quando se coloca o nome de uma pessoa, no corpo de um e-mail, é como se estivéssemos usando 'aquela pessoa', por isso é importante saber conversar com a pessoa. Encaminhar um e-mail a um destinatário e repassar a cópia para outras pessoas, tem um caráter de denúncia e pressão sobre aquela pessoa. Ou seja: é inadequado. Onde eu trabalho existe essa prática. É feita por algumas pessoas. Não é uma regra. Mas existem casos e costumam ser inadequados. Em geral não dá muito problema. Mas, em alguns casos gera confusão. E-mail foi inventado para ser resolutivo, isto é, para ser prático e direto e não para se fazer 'filosofia'. Primeiro, porque e-mail não tem caráter literário e menos ainda político. Se o emissor quer fazer isso, ele precisa verificar se seu interlocutor quer também fazê-lo. Pois, caso o interlocutor não queira, isso funciona de maneira invasiva. É como o facebook. Foi feito para mensagens curtas, e quando alguém quer postar algo mais denso, deve postar em seu mural e verificar os comentários. Mas, os comentários devem ser realizados de maneira direta e simples. Nada de vir com aqueles comentários que mais parecem 'ensaios' de jornais.
Da mesma forma o e-mail. Tem que ser direto e esclarecedor. Quem quer sindicalizar algo, trate de fazer isso com um interlocutor parecido. Se o interlocutor não respondeu à sua expectativa, desista e pare de ser chato. É inconveniente e trata-se de algo que importuna as pessoas, pois hoje em dia, as coisas precisam caminhar de maneira rápida e objetiva, sobretudo nos negócios.
Agora, se é pra mandar um e-mail mais elegante e um pouco mais extenso é evidente que é necessário se conhecer o interlocutor. Se for uma mulher, por exemplo, e eu a estiver galanteando, não há problema em fazer isso. Desde que tenha horário e local pra fazer isso. As mulheres gostam de palavras bonitas, mas é preciso saber enunciá-las. De maneira inapropriada, sem a pessoa querer torna-se perturbação.