Etiqueta/Atender o telefone e deixar no 'mute'
Existem telefonistas que ao atender o telefone deixam o telefone fora do gancho. Isso demonstra falta de profissionalismo. Elas, com certeza, não fazem isso propositalmente. Talvez não tenham a intenção de chatear o cliente. Ou mesmo de deixá-lo esperando por muito tempo. E, talvez até façam isso por estarem cheio de afazeres na hora. O problema não é esse. O problema é que isso gera outro inoportuno: a telefonista acaba esquecendo de você e isso é uma deselegância. Se for uma empresa séria e com vários concorrentes no mercado certamente perderão um cliente. A empresa que eu liguei é uma Clínica Médica. Não sei se alguém já fez uma enquete sobre os piores atendimentos em empresas. Mas vou falar: as Clínicas e Hospitais devem liderar o ranking. Primeiro, que muitas ainda tratam o 'cliente' como 'paciente'. Ou seja: desconhecem que vivemos num mundo acirrado, e que a concorrência gerada pelo mercado tira alguns da disputa em pouco tempo. Também desconhecem que a reputação de um médico, por melhor que ele seja, fica ameaçada justamente pelo péssimo atendimento oferecido nestas clínicas.
Como o público-alvo dessas empresas geralmente são idosos ou pessoas adoentadas, isto é, que estão precisando dos seus serviços, há essa mania de sermos tratados mal. É uma pena, porque o investimento na saúde é muito mais que um mero serviço qualquer. E deveria ser feito de maneira apropriada, desde a recepção até o tchau que o médico dar ao terminar a consulta. Enquanto os atendentes de hospitais não enxergarem que deveriam ser parecidos com os hotéis os serviços que eles prestam não terão muitos elogios.