Etiqueta/Pedir para outro Atender

Pedir para outra pessoa atender seu telefone é profundamente mal visto. É deselegante e feio. Não combina. A não ser que o dono do telefone seja uma criança, e aí está outra questão: se for criança é inapropriado lhes dá telefones celulares. Em geral, quem pede para outro atender o telefone é porque está evitando alguém. Ora, cabe à pessoa que está sendo 'paquerada' saber contornar essa situação. Uma forma apropriada é explicar à pessoa insistente que não se quer mais nada. Outra maneira, já um pouco mais drástica: é mudar o número do telefone.

Mas, em geral, pedir para outra pessoa atender seu telefone é deselegante e deixa a pessoa que telefonou numa situação embaraçosa. O telefone celular se diferencia do telefone residencial justamente por ser 'pessoal e intransferível'. Ou seja: quando passamos o telefone para alguém, àquela pessoa tem certeza que falará diretamente com a gente. Por isso, a esposa, ou o marido, quando estiverem atendendo o telefone do outro, precisam saber: estão fazendo algo profundamente indiscreto. E ainda tem gente que vem com a famosa frase: 'quem gostaria de falar com ela?'. Dá vontade de responder: 'é o amante dela que quer falar com ela!'. É óbvio que esse tipo de pergunta é indiscreta. Demonstra que o marido ou a esposa estão ultrapassando os limites do relacionamento. Estão sendo invasivos.

Na verdade, o marido que faz essa pergunta além de estar sendo deselegante está suspeitando da esposa. Geralmente a pergunta acima é feita por homens paranoicos, que suspeitam da esposa. Acham que a voz masculina do outro lado, pode ser de alguém que esteja querendo a sua mulher.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 08/10/2012
Reeditado em 09/10/2012
Código do texto: T3921894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.