Adolescentes
O adolescente é muito mal aproveitado na escola. São tímidos e conversam muito entre si. Na hora em que se pede pra falarem, engasgam, alguns emburrecem, ficam raivosos; outros, empacam e não conseguem pronunciar uma palavra. Isso mostra que a escola não sabe educá-los. A escola realmente é contraditória: gasta muitos e muitos anos em aulas tradicionais – isto é, baseadas somente na decoreba e pouco aproveita da inteligência desses meninos e meninas.
Um exemplo simples e direto são as aulas de português. Se ensina a conjugar verbo, e até mesmo a tal das orações subordinadas. Infelizmente isso serve pouco para o dia a dia. Enquanto a escola não estimular a 'fala', já que 90% disso fazemos em nosso cotidiano, pouco aprenderemos. Ou seja, a escola precisa inverter a fórmula: ao invés de 'perder tempo', no estímulo da 'escrita', precisa superar o tradicionalismo viciante e equivocado.
Os adolescentes ficam desmotivados – primeiro porque não são aproveitados intelectualmente – e, segundo, porque não são aproveitados manualmente. Eles sabem e podem trabalhar – já que têm um corpo desenvolvido – mas, pelas condutas morais dos códigos que proíbem tudo, os mesmos ficam desaproveitados. Ou seja: os adolescentes chegam na sala de aula cansados e preguiçosos já que em casa não fazem nada (excesso de ócio causa preguiça). Os pais deveriam mudar isso. E a maneira apropriada é: coloque seu filho pra trabalhar.
Lhe ensine a lavar louças; lhe ensine a fazer comida; lhe ensine a lavar o carro (caso o mesmo queira utilizá-lo no final de semana). Lhe pague por isso, porque assim você estará lhe ensinando a utilizar, gostar e manter o dinheiro. Ao invés de dá o dinheiro apenas quando o coitado pedir, o que é constrangedor e regressivo, já que o mesmo ficará sempre sendo infantil – lhe dê quando o mesmo merecer. Se existe algo que os pais têm sempre que fazer ao longo de toda a vida, uma coisa se chama: Cobrar! Essa é a função dos pais. Quem não cobra, não o faz porque não quer!