Violência?!

Quando analisamos as situações vivenciadas nas escolas uma pergunta que precisa ser feita é: por que as crianças de hoje estão cometendo tantos atos de violência? Existem vários fatos e pontos de vistas que precisam ser analisados.

Primeiro: o aumento de violência realmente aconteceu. Houve um aumento do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Quantitativo porque existe um maior número de situações e casos de 'reconhecida' violência no mundo. O fato de haver maior popularização, por influência da mídia – certamente tornou maior também o número. Ou seja: houve aumento, mais também há hoje maior noticia sobre esses fatos. Do ponto de vista qualitativo, provavelmente também há maior aumento. Por quê?

Aí, vem as respostas. O fato de vivermos numa sociedade em que não existe punição autoriza as pessoas a infringirem as leis. No Brasil o policial fica doido pra bater no cidadão justamente porque ele próprio já não tem muita autoridade. Hoje todo mundo quer mandar: ministério público, juízes, policiais, guarda de trânsito, guarda municipal e até o conselho tutelar. O 'você sabe com quem tá falando?” apregoado por Roberto da Matta se alastro pelo Brasil afora. É todo mundo querendo mandar em todo mundo e obedecer que é bom, ninguém quer.

Essa desorganização social, além de coibir a continuação da espécie, pois quebra a herança que temos de nossos pais interfere diretamente na conduta das pessoas. Se não existe limite, fazemos o que queremos. O peixe morre pela boca, porque nele não existe o limite da saciedade. Enquanto lhe damos comida, ele come. Morre por isso! O humano, vivendo regressivamente como está fazendo, está indo para o mesmo caminho: morrendo do ponto de vista social. Se torna agressivo; mal educado; fala de qualquer jeito com as pessoas, etc. Gentileza no Brasil é coisa de gente rica. Infelizmente!. Já estamos tão acostumados a maltratar as pessoas aqui, que quando um aparece de maneira exigente, e diplomática, chamamos isso de 'frescura'. É sinal de que ainda somos muito pobres.

Na escola o que acontece? Acontece o mesmo que acontece fora. Na escola há uma projeção por parte dos adolescentes do que eles vêem fora. Ou seja: se aparece na TV que o bandido foi solto após ter matado dois, o menino, que já não tem apoio em casa; o menino que os pais já não querem nada com ele; o menino, em que a mãe não lhe pergunta como andam os estudos; o menino em que a mãe transa com seu namorado perto da criança; o menino, que a polícia já foi na casa verificar se a mãe é usuária de drogas; o menino, em que o pai bate na mãe todo final de semana; enfim, esse menino tem um destino: não precisa nem ser dito qual, é, né?!

A culpa está na Lei que não é cumprida. É o dito de alguns especialistas. Acho que existe outra culpa: a culpa está na falta de amor dos pais para com os filhos! Essa culpa não se pune, porque isso, sendo ou não previsto nos códigos civis e penais é algo muito mais doloroso de ser resolvido. Quem não tem amor pelos filhos, deveria receber dos vizinhos olhar de hostilidade. No Brasil, somos bobos: chamamos de pobreza aos nossos vizinhos pobres e 'tocamos o barco pra frente'. Esse é o nosso Brasil!

arrab xela
Enviado por arrab xela em 04/10/2012
Reeditado em 04/10/2012
Código do texto: T3915729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.