Ciberbullying

A agressividade das crianças e adolescentes é algo normal desde que aquilo que seja realizado seja tolerado. Ultrapassar a tolerância, daquilo que é socialmente aceitável é quebrar os limites impostos pela civilização. Isso significa dizer que os adolescentes podem 'zoar' com os colegas. Isso, em si não deve ser considerado maldade. Agora, existe um limite para isso, definido muito mais pela situação do que propriamente pelas Leis ou pela 'cabeça do ofendido'. Na verdade, o erro maior de quem analisa o Bullying é só enxergar na visão da vítima que ela foi maltratada. Ora, toda 'vítima', isto é, toda pessoa que se diz vítima por si só já imagina que foi maltratada. O questionamento deve ser feito muito mais em relação à situação em si, do que propriamente pelo imaginário da vítima.

Na maior parte das vezes a vítima já é vítima justamente porque não consegue interagir com as pessoas. A menina muito quieta, e que fica 'no mundo da lua', às vezes, vive paranoicamente. Acha que as pessoas falam dela, e, na verdade, todo mundo fala de todo mundo. A questão, não é portanto, o que se fala da gente; mas, que interesse, ou que suspeitas temos naquilo que falam da gente. Em geral nas escolas, os adolescentes não costumam brigar muito pelas questões alheias. A fofoca até pode acontecer nas escolas, mas em geral os adolescentes, principalmente as meninas, não costumam 'tomar partido' sobre os problemas alheios. Se isso acontece, e se acontece com frequência é ruim. É sinal de baixaria de de pobreza. Cabe à escola resolver isso. Primeiro, impor regras bem definidas e cobrar dos alunos o cumprimento das mesmas. Segundo, tentar orientar os adolescentes – com o apoio dos pais – de que fofocas e conversas maldosas sobre os outros é algo 'mal educado', e que não traz benefícios à amizade dos demais colegas.

Inveja sempre vai ter. Com ou sem bullying isso sempre vai acontecer. Falar dos outros é mais coisa de meninas do que de meninos. Em geral, se a gente quer colocar um termo – violência psicológica – isto é, fofocar, pode-se ter certeza: a maior parte vem dos mundo das meninas. Na verdade é uma inveja, ou pelo fato da colega ser mais bonita; ser mais jeitosa; se arrumar melhor; ser mais estudiosa. Ter inveja não é algo tão estranho. A escola não saber contornar isso, aí, sim é estranho.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 04/10/2012
Reeditado em 04/10/2012
Código do texto: T3915689
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.