De cigarras e de formigas

Certamente, você já leu a fábula da cigarra e da formiga.

Lembra-se do final?

A formiga nega ajuda à cigarra, quando esta bate à sua porta com fome em pleno inverno.

“Pois que cantavas, agora dança.” – afirma a formiga com ironia.

E a formiga bate a porta na cara da cigarra.

Forte, não?

Essa fábula pretendia ensinar à criança o valor do trabalho.

Assim?...

E o valor da solidariedade?

E cantar não é, por ventura, um trabalho?

Felizmente, com o passar do tempo, apareceram outras versões dessa fábula.

Surgiu a ‘formiga boa’.

Essa ajuda a cigarra, ofertando-lhe abrigo e comida.

Faz mais.

Confidencia que o canto da cigarra alegrava suas manhãs e lhe dava mais disposição para o trabalho.

Conheço uma versão engraçadíssima em que a cigarra se torna uma cantora famosa e a formiga fica injuriada e que ‘dar uma surra’ no autor da fábula original, pois se sentiu enganada pelo autor, que teria feito a cigarra se dar mal no final da história.

Já tive a oportunidade de coordenar uma oficina de contação de histórias para crianças, na qual apresentávamos a versão da formiga boa e a versão da formiga ‘má’.

As crianças escolheram qual das duas versões queriam contar.

Todos os grupos escolheram a versão politicamente correta.

Eles coloriram as figuras da história.

Colocaram-nas na sequência correta.

Colaram-nas no cartaz.

E recontaram a história em trios com o uso desse material.

Cada um recontou um pedacinho da trama.

Estratégia excelente para se trabalhar com oralidade, não acham?

Adoramos a experiência!

Após, eu poderia ter pedido para que eles reescrevessem a história, para incentivar a produção textual...

Além disso, o professor pode explorar os conceitos de texto base e versão, bem como os de ética e cidadania ao confrontar as duas versões.

Fica a dica.

Afinal, nosso trabalho, como educadores, não é o de formiguinhas?

E das boas!...

Kate Lúcia Portela de Assis é professora, escritora e contadora de histórias.

Kate Lúcia Portela
Enviado por Kate Lúcia Portela em 21/09/2012
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