INSTINTO E VONTADES

"O amor é fogo, água, céu e terra;

Sente: o amor sou eu".

Autoria: Eduardo Dusek.

– via André Gandolfo, de Jales/SP, via Facebook, em 16Set2012.

Poetamigo André! Parabéns pela tua entrega à arte poética! Venho te acompanhando na Grande Rede, em especial no Facebook. O texto ora em exame contém Poesia, no entanto, o egocentrismo do "eu" esfuma-lhe a autoridade artístico-literária e negaceia, fundamentalmente, a confraternidade da Poesia como proposta estética. Mesmo entendendo (e tendo em conta) que no movediço do lirismo amoroso, os hormônios e vontades, em todo o transcorrer de poemas e fatos, são o perfil orientador do substrato real da criação poética. Aqui – pedindo escusas pela observação – temos um "recado de amor", que não chega à Poesia como elemento estético materializado (no poema), minimizando-a como gênero individuado. No entanto, é algo que o público feminino adora... E a internet tem sido o maior repositório deste tipo textual derramado. No caso, é um excerto da letra de uma composição musical. Portanto, há público disponível para os dilemas do sentir amoroso, como acontece ainda hoje (e sempre?) com os poemas juvenis de Pablo Neruda, todos de intensa comoção lírico-amorosa. Tenho, por observação, que tu és, em tenra idade (18 anos a completar), um sensitivo dotado de ótima intuição e muito capaz de redesenhar a vida através de imagens poéticas. Porque é esse constatar que leva o criador ao poético: vencer a hostilidade do mundo real. E o transfigura para poder vir a ser feliz. Tuas buscas experimentais dão a certeza de que estás no caminho. Sei que serás, em breve, notado por um editor de porte, que, por certo, dará visibilidade pública à tua arte, no livro impresso, em larga tiragem. A virtualidade ainda nascente e em desenvolvimento, me parece menos perene do que a tradicional impressão em papel. O teu recente “Delitos Poéticos”, lançado há pouco na XX Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um ótimo caminho. Parabéns!

– Do livro QUINTAIS DO MISTÉRIO, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3885962