Reciclagem

O lixo tem se tornado um dos maiores problemas da atualidade. Antes só quem vivia em grandes cidades se preocupava com isso, mas agora nas pequenas cidades e até mesmo entre os moradores da zona rural a preocupação com o lixo é uma constante.

Em todos os lugares a produção e o consumo de bens têm aumentado intensamente, e é assim que o lixo e todos os problemas a ele relacionados não param de crescer.

No passado o lixo que as famílias produziam era facilmente incorporado pela natureza, mas hoje o tipo de lixo que produzimos é bem diferente. Alguns itens como vidro, plástico e metais estão cada vez mais presentes entre os itens que descartamos – e todos eles, como bem sabemos, têm uma duração de vida enorme, décadas e em muitos casos séculos.

Assim, com o passar do tempo é visível os grandes prejuízos que o lixo provoca. Proliferação de doenças, entupimento de bueiros e canais, enchentes, poluição do solo, contaminação da água, mortalidade de animais e plantas são alguns dos diversos problemas que estão associados àquilo que nós descartamos diariamente nas lixeiras.

Uma das boas alternativas que surgiu para combatermos esse mal é a reciclagem, que se trata do reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

A reciclagem proporciona muitas vantagens, como por exemplo: prolongamento da vida útil de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a redução da quantidade de resíduos que necessita de tratamento, como acontece nos aterros e nas usinas de incineração de lixo.

Atualmente, por todo país existem inúmeras iniciativas do poder público, de empresas e da sociedade civil organizada tratando da reciclagem de resíduos.

Com certeza existe alguma cooperativa ou grupo de pessoas atuando nesse tema perto de seu trabalho ou nas redondezas de sua casa, e considerando a gravidade desse problema é certo que você não pode ficar de braços cruzados.

Sugiro que você busque se informar e na medida do possível colabore com projetos de reciclagem, pois assim você estará fazendo um bem para si mesmo, para sua cidade e para todo o nosso planeta !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 480, p. 15, de 28/09/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/09/2012
Reeditado em 30/09/2012
Código do texto: T3884478
Classificação de conteúdo: seguro