Ensaio sobre o feio

Essa história de que o feio por fora é bonito por dentro é conversa fiada do Freud para enganar o feio. É de conhecimento público que muitos feios por fora são horríveis por dentro.

Pesquisas de uma universidade de Ajabesfeião dão conta que nenhum feio, pelo menos naquele país, gosta de ser chamado de feio e os pesquisados ainda responderam: você acha bonito ser feio?

Na Argentina, o feio não pensa duas vezes antes de chamar alguém de feio. Pensa três. Mas se ouvir falar que Maradona é mais feio que Pelé, sai de perto porque aí a coisa fica preta, digo: feia.

Conversa vai conversa vem, lendo Jorge Amado descobri que o feio é um sujeito de sorte, pois sempre acaba casando com mulher bonita. Deve ser para valorizar a beleza da amada. Quantas vezes já ouvimos o comentário - Nossa, ela é tão linda, mas tem um marido feio!

Sobre isso Freud não escreveu uma linha. Ou não deu tempo.

Deus criou o homem à sua semelhança, mas como Ele está vendo muito feio por aí, está jogando a culpa em seu rival. No entanto quando o feio é muito feio até o diabo desconfia e acaba não lhe dando muita confiança. (Li isso num livro de Saramago).

Tem feio rico e feio pobre e isso não é novidade alguma. O feio rico dificilmente leva isso muito em conta, pois diz ser amigo do Pitanguy e que sua esposa sempre o trata de lindo. (é bom lembrar que as mulheres de hoje estão de olho é na feiúra dourada do cartão de crédito).

O feio pobre, por sua vez, diz que Pitanguy... Ah, ele nem sabe quem é Pitanguy.

Escrever sobre feiúra masculina é muito fácil. Difícil é escrever sobre as feias, pois é cada vez mais raro encontrá-las, já que a equipe do Pitanguy acabou com elas. Ou quase.

Mentira! Ninguém se atreve a escrever nada sobre mulheres feias. O Vinicius escreveu que era para as feias o perdoar e sabemos que triste fim teve o poeta. Praga das feias.

NB – Este texto não passa de um ensaio – muito feio, por sinal, e sem nenhum valor científico. Por enquanto. Portanto, sei que alguns comentários não me serão favoráveis.