Associação dos Produtores do Ituquara

A Associação dos Produtores do Ituquara (API), no município de Breves, na Ilha de Marajó (Estado do Pará), foi criada em 26 de Maio de 2002, sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir em uma única entidade pessoas físicas que se dediquem a atividade extrativista, agrícola e pesqueira, visando o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional dos seus associados e famílias.

A Assembleia Geral de criação da Associação dos Produtores do Ituquara (API) foi realizada na sala de reunião na propriedade do Sr. Juares Sá Cavalcante, no Porto Cavalcante às margens do rio Ituquara, reunindo 28 pessoas, entre moradores locais e representantes da EMATER, da Secretaria Municipal de Agricultura e do Banco do Brasil.

Essa Assembleia foi presidida pelo Sr. Henrique Sawaki, atual Secretaria Estadual da Pesca e Aquicultura (SEPAQ), onde os presentes discutiram e aprovaram o Estatuto da Associação e, em seguida, elegeram a Diretoria Executiva, com os seguintes nomes e cargos: Juares Sá Cavalcante (presidente), Walter Marques Miranda (Diretor de Produção e Vendas), Juarez Benedito Lima Cavalcante (Diretor Administrativo). O Conselho Fiscal da Associação dos Produtores do Ituquara (API) foi eleito com os seguintes nomes: Francisco Nunes Pereira (presidente), Manoel Marques Miranda e Clóvis Corrêa Machado (membros). Os mandatos tem duração de 2 (dois) anos.

No ato de criação da Associação dos Produtores do Ituquara (API) os seus sócios- fundadores homenagearam um ilustre pioneiro de sua comunidade, Sr. Albérico Leopoldo Cavalcante, vinculando sua história de vida às propostas dessa nova entidade que se propõe a lutar pela melhoria de vidas dos ribeirinhos marajoaras.

A atual Diretoria da Associação dos Produtores do Ituquara (API) foi eleita em 05 de Abril de 2010, com os seguintes nomes e cargos: Juares Sá Cavalcante (presidente), Walter Marques Miranda (Diretor de Produção e Vendas), Juarez Benedito Lima Cavalcante (Diretor Administrativo). O Conselho Fiscal da Associação dos Produtores do Ituquara (API) foi eleito com os seguintes nomes: Francisco Nunes Pereira (presidente), Manoel Marques Miranda e Clóvis Corrêa Machado (membros). Os mandatos tem duração de 2 (dois) anos.

Quem quiser colaborar e saber mais informações sobre a Associação dos Produtores do Ituquara (API) basta falar com a Geógrafa Socorro Cavalcante, na Rua Dr. Assis, n. 32, Altos, Centro, Breves (Pará). CEP: 68.800-000. Telefone para contato: (91) 3783-1590 e 8103-0477. Email: apibreves@hotmail.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Agosto de 2012.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 25/08/2012
Reeditado em 09/09/2012
Código do texto: T3848723
Classificação de conteúdo: seguro