EXISTE ALGO INDISCUTÍVEL?

No plano do homem com as suas propriedades naturais, tudo é discutível ou algo há indiscutível como uma indiscutível verdade?

O que seria uma indiscutível verdade acoplada na mente de todos os homens?

É possivel existir de forma universal, unânime, essa projetada verdade?

Qual seria a conclusão dessas premissas, lembrando que premissas verdadeiras conduzem o raciocínio para conclusões verdadeiras, ainda que afastados os juízos de valor?

Tal argumento inclusive este último, é verdadeiro?

Para minimizar o aparente imbróglio permitam-nos expor o pensamento final:

Na esfera do intelecto humano tudo, sem exceção é discutível, sem essa de alguns que sem um pensar acurado vociferam, por exemplo. que "política e religião" não se discute.

Talvez resida o problema no fato de que isto ocorra realmente no cotidiano,e nesse comentado plano: o fato de que há muitos e muitos que aqui vivem,os quais, pouco ou nada sabem o quê e o como discutir?

Enfim, nada poderia ficar fora do âmbito intelectivo do homem numa discussão, pois, afinal, nele, até o indiscutível metafísico, isto é, para muitos: a causa de todas as causas, é por ele discutível,ainda que sujeitando-se ao discutir, a expor argumento imperfeito oriundo de sua imperfeita razão.

Para concluir: queremos crer finalmente que tão somente algo não deveria ser alvo de nenhuma discussão: tão somente aquilo que chamamos com certa frequencia, de "juízos de valor" que agregados pelos usos e costumes de cada civilização, nos levam tão somente a entender que o coração do homem tem razões que a própria razão desconhece, como diria o filósofo Pascal.

Podemos enfim, concluir que na esfera do homem, tudo discutível é, sim ou não?

Gilberto Maia Lorenzo
Enviado por Gilberto Maia Lorenzo em 17/08/2012
Código do texto: T3834389
Classificação de conteúdo: seguro