Os Andrade Lima

Como pertenço à família Andrade Lima, o presente ensaio é o resultado do daquele “primo pobre e primo rico”, de conversas com o meu pai, quando adolescente, e pesquisas no Arquivo Público de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 2002), com apoio do saudoso parente Manuel Correia de Andrade, proeminente historiador pernambucano. Inicio a partir da origem histórica da tradicional família, a qual muitos desconhecem, além de fatos e alguns personagens no campo literário e político dos Andrade Lima. Os Andrada eram oriundos da Galiza e eram conhecidos como “Andradas do Arco”. Passaram de Castela para Portugal, de Lisboa para a Ilha da Madeira. Vindo do rio Lima, para não ficar Andrada e Lima, deu-se a corruptela para Andrade Lima. Eles aqui (Brasil) chegaram nos fins do século XVI. Como o interesse maior são os pertencentes dos Andrade Lima, para não ficar tão extenso, omiti diversos nomes de parentes (inclusive dos meus filhos, netos, irmãos...). Citarei apenas os destacáveis.

1 – José de Barros Lima nasceu em 1764 e faleceu por enforcamento em 1817. Era conhecido como o “Leão Coroado”, porque era um militar valente como um leão e sua calvície era em forma de uma coroa.

2 – José Barros de Andrade Lima nasceu em 1853 e faleceu em 1926. Filho do coronel Luiz Ignácio de Andrade Lima e D. Francisca de Vasconcellos de Andrade Lima. Em 1911 chefiou a campanha de Dantas Barreto. Em 1916 houve o rompimento entre Dantas Barreto e Manoel Borba. Apoiou o seu parente o governador Manoel Borba. Foi eleito vereador no período de 1916 a 1919.

3 – Francisco Porfírio de Andrade Lima nasceu em 1863 e faleceu em 1920. Era conhecido como “Chico Porfírio”. Foi Chefe de Polícia em Pernambuco, cargo que hoje é comparado ao atual Secretário da Defesa Social do Estado. Quando faleceu, era Juiz de Direito da Comarca de Timbaúba.

4 – Manoel Antonio Pereira Borba nasceu em 1864 e faleceu em Recife em 1928. Filho de Simão Pereira Borba e D. Inês de Andrade Lima. Foi governador e era inimigo de Dantas Barreto. Em sua homenagem existe no Recife uma Avenida com o seu nome, como também a do seu inimigo.

5 – Euclides de Andrade Lima, meu pai, nasceu em 1902 e faleceu em 1956. Filho de Joaquim de Andrade Lima e de Paulina Augusta de Figueiredo Lima. Foi chefe de estação da antiga Great Western. Dizia sempre que os Andrade Lima eram primos de Francisco do Rego Barros, o Conde da Boa Vista.

6 – Anita de Andrade Lima nasceu em 1906 e faleceu em 2003, casada com Antônio de Morais Andrade, filho de Manoel Gomes de Andrade Lima e Manoela de Morais Coutinho. Em 1999, com 93 anos, era considerada a mais antiga mulher a militar na política no Estado de Pernambuco. A matriarca Anita de Morais era avó do deputado Antônio Morais e tia do ex-governador e atual senador pernambucano Jarbas Vasconcelos. No mesmo ano foi divulgado pela imprensa que o famoso major Antônio Morais, da peça teatral de Ariano Suassuna “Auto da Compadecida”, foi inspirado em um tio de Jarbas.

7 – Ciro de Andrade Lima, médico, pai de Renata de Andrade Lima, esposa do atual governador de Pernambuco Eduardo Campos. A primeira dama é sobrinha de Zélia de Andrade Lima, esposa do dramaturgo Ariano Suassuna.

* Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural : http://josecalvino.blogspot.com/

José Calvino
Enviado por José Calvino em 14/08/2012
Código do texto: T3829847
Classificação de conteúdo: seguro