Destino

“Semeias um pensamento colherás uma ação, semeias uma ação colherás um hábito, semeias um hábito colherás um caráter, semeias um caráter conherás um destino.” provérbio chinês fundamentado no prinçípio da semeadura e da ceifa, também denominado causa e consequência, ação e reação etc.

Mesmo que o pensamento seja sublime pode não ser compreendido e consequentemente rejeitado contudo, produzirá fruto em alguma consciência alhures.

As ações valem mais que palavras como bem expressa um provérbio que diz “cem gramas de exemplo valem mais que uma tonelada de filosofia”. Que as virtudes éticas sobrepujem veleidades e dianoética pois, “pelos frutos se conhece a árvore”.

O Hábito pode ser virtude ou vício. Platão disse que a justíça é virtude da alma e injustíça o vício. Feliz aquele cujo coração habita abundante disposição para prática da maior virtude, o Amor.

Do Caráter disse Schopenhauer “As causas não determinam o caráter, apenas propiciam sua manifestação ou seja, as ações”. Adversidades e limites são uma têmpera estrutural do caráter, talvez na tentativa de ser livres delas ocorram irreparáveis rachaduras nesta construção. A pessoa se torna conhecida por aquilo que é. Boas ou más companhias não podem mudar o ser, como o sol não se contamina no pântano, e ocasião não faz o ladrão apenas, manifesta.

O Destino difere do determinismo visto que este é irracional, aquele é consciente não provém do exterior mas do coração como consequência de escolha. Sendo assim ecolherei os melhores pensamentos, para bem sucedidas ações que se tornarão habituais na definição do caráter e também na escolha determinante do destino.

Segundo o livro sagrado existem dois caminhos que conduzirão à Vida ou Existência Eterna, esta é lugar definido como eterna condenação que se chega pela porta e caminho largo. Aquela é denominada Paraíso e bem-aventurança e se alcança pela porta e caminho estreito. (Mateus 7;13,14)

Escrito está “…fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade” (Efésios 1:11) Portanto estando assim predestinado farei a determinante escolha para não ser ceifado na Segunda Morte, mas colher a vida eterna como Destino.