De médico e louco...

Dizer grandes verdades em pequenas citações é muito difícil. Mas eis que, quando ditas, não mais se esquecem, tornam-se verdades eternas.
Um dia ouvi cantarem a música folclórica do Peixe Vivo, aquela que diz em seu refrão:
"Como pode um peixe vivo, viver fora da água fria...
Como poderei viver, como poderei viver,
Sem a sua, sem a sua, sem a sua companhia...".
O autor, mesmo que conscientemente não o soubesse, disse uma verdade incontestável, se vista por um ângulo maior. Naturalmente ele se dirigia à sua amada, alegando que sem seu amor, não viveria. Mas, se ampliarmos o ambiente e fizermos da água fria o oceano de energia que nos circunda, em que vivemos mergulhados, quem poderia viver fora dele?
Em certas ocasiões a nossa amada não representa esse oceano no qual estamos mergulhados?
Um amigo, um pai, um irmão não podem ser os nossos oceanos? Não seremos nós, oceanos para os nossos filhos?
Pois bem, já tive muitos oceanos em minha vida e atualmente tenho alguns.
Minha mãe, minha primeira namorada, minha primeira mulher.
Quando chega o tempo do amadurecimento, percebemos que somos uma gota d'água, ao mesmo tempo que também somos o nosso oceano. Descobrimos também que assim como dependemos de estarmos mergulhados em outros oceanos, somos os oceanos dos outros, e que em certas ocasiões, é preferível ser a gota d'água ou ter a invisibilidade do vapor, sem contudo perder a nossa identidade.
Uma vez, durante aquelas grandes crises, que todos nós um dia passamos, alguém me disse:
- " O tempo cura ! ". E realmente o tempo curou...
Desde então, o tempo, para mim tornou-se aquele medicamento imprescindível na minha prateleira de remédios. Daí em diante, passei como todo médico ou louco que em nós existe, a receitar o tempo para muitos necessitados. O tempo passou a ser uma das minhas pequenas citações milagrosas...
Qual será a cura para um doente terminal ? Seria a morte? Pode ser que seja, se for considerado que possa existir um grande sofrimento e perda das funções cognitivas, se o doente estiver num leito de dor.
No caso de separação de um ente querido, de uma perda irreparável, quem fica, sofre muito com a saudade. Nesse caso somente aquele remédio da nossa prateleira pode curar : o tempo.
Uma outra citação que muito me ajudou, foi :
"Se não tem solução, solucionado está ! ".
Quantas vezes ficamos a martelar em cima de problemas insolúveis, a esquentar nossa cabeça com aquilo que não temos como gerenciar?
Problemas que fogem à nossa competência, trazidos por terceiros, e que dependem exatamente desses terceiros para serem solucionados, mas que eles próprios , por incompetência ou por não quererem resolvê-los, não o fazem. Normalmente são problemas de família mas que afetam a comunidade dos que estão no entorno.
Nesses casos é necessário que sejam identificadas as fontes desses problemas, dessas dores de cabeças permanentes, e se dentro desse diagnóstico, sentirmos que nós não temos como gerenciar o problema, a solução estará em seu isolamento, no nosso afastamento,  a transferência do problema para seu verdadeiro e único dono, porque só assim, poderemos readquirir o equilíbrio em nossas vidas. Em realidade não podemos assumir os problemas alheios.
Pensando nessas citações, nos seus usos e benefícios que elas nos trazem, porque passam a fazer parte de nossa filosofia de vida, foi que me fez escrever sobre esse tema.
Quem sabe, você leitor, tenha também citações que afetaram positivamente em sua vida e possa afetar a vida de tantas outras pessoas a que  venha a conhecer. Participe e deixe sua sugestão ou aconselhamento, faça desse espaço o fórum onde todos recolham benefícios, tire da sua prateleira de medicamentos, os remédios capazes de curar nossos males, porque afinal, de médico e de louco, todos nós temos um pouco...