atividades indicadas pelo professor: argumentação, crônica e "A Sociologia e a Psicologia - duas faces da mesma moeda?"

Argumentação EM CLICKIDEIA

INTRODUÇÃO

A palavra é um poderoso instrumento de transformação e de persuasão. É através da palavra que nós propomos mudanças, apresentamos propostas e oferecemos nossas justificativas. Essa atividade gira em torno dessa dimensão social da palavra, uma dimensão transformadora e – por que não? – revolucionária.

OBJETIVOS

Esta atividade tem o objetivo de fazer com que o aluno:

a) perceba a função persuasiva da palavra

b) faça uso de argumentos com a finalidade de persuadir os interlocutores

FILMES:

Ziraldo. Consta biografia do autor, obras e livros.

Haicais. Explora as características desse tipo de poema, como e onde ele surgiu e, ainda, como chegou no Brasil. Poeminhas divertidos para trabalhar com os alunos e explorar esse gênero de poesia.

Ângela Lago. Apresenta brincadeiras populares histórias, como as do tangolomango, rezas e elementos do folclore brasileiro, além de biografia da autora.

Roteiro de Aprendizagem de Literatura

Introdução:

A literatura da Época Medieval foi o trovadorismo. Durante este período, as principais expressões literárias foram as chamadas cantigas. Neste roteiro de aprendizagem, vamos aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de cantigas presentes na literatura trovadoresca.

Tarefas:

1. O professor deverá acessar junto com os alunos as seguintes páginas de conteúdo do Portal

Introdução ao Trovadorismo

Contexto histórico do trovadorismo

Poesia trovadoresca

Cantiga de amigo

Cantiga de escárnio

Cantiga de maldizer

Cantiga de amor

Prosa Trovadoresca

O Trovadorismo e suas heranças

2. Durante a leitura, peça aos alunos que atentem para aos seguintes itens sobre o Trovadorismo:

a. Principais características

b. Diferenças em seus momentos históricos

c. Tipos de cantigas presentes na literatura trovadoresca

d. Características da prosa trovadoresca

e. Heranças da literatura trovadoresca

3. Após a leitura do conteúdo sugerido, os alunos devem:

I. Escolher um dos tipos de cantigas presentes na literatura trovadoresca: cantiga de amigo, cantiga de amor, cantiga de escárnio ou cantiga de maldizer.

II. Em seguida, em duplas, os alunos devem criar uma cantiga com base no tipo de cantiga escolhida anteriormente.

III. Depois de criada a cantiga, as duplas devem publicá-la no Blog do professor ou no Baú de Ideias do Portal Clickideia, socializando e compartilhando com os colegas a sua produção.

http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=27654

___________________

http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=21463

A Sociologia e a Psicologia - duas faces da mesma moeda?

anotações

Introdução

Muitos autores não conseguem determinar onde começa a Sociologia e onde termina a Psicologia Social quando as duas são colocadas lado a lado. Ambas tratam do comportamento humano, tentando encontrar um padrão para esse comportamento quando o indivíduo se encontra em grupo e, também, o comportamento do próprio grupo. Esta é uma atividade que se propõe a mostrar aos alunos as complicações existentes nas explicações que podemos fornecer a um fato, complicações essas que dizem respeito à diferenciação entre uma e outra disciplina .

Objetivos

• Trazer os conceitos estudados dentro do tópico O que é sociologia, mais especificamente, da diferenciação entre Psicologia e Sociologia.

Pré-requisitos

• Indicamos uma leitura das páginas referentes ao assunto A Sociologia e às outras disciplinas e, dentro desse assunto, a página sobre Sociologia e Psicologia.

Instruções

• Peça aos alunos que façam uma análise do comportamento individual das pessoas, ou seja, quando estão sozinhas e, depois, do comportamento que essas mesmas pessoas apresentam quando estão em grupo. Poderão ser escolhidos, por exemplo, 10 alunos da própria classe, ou 10 de uma classe vizinha.

• Solicite aos alunos que coloquem as duas descrições lado a lado e façam uma comparação entre os comportamentos, para saber se eles se alteram ou não em grupos.

• Você pode problematizar o estudo fazendo questões do tipo: se o grupo fosse composto por outras pessoas, tal pessoa em especial se comportaria de outra forma? O que é necessário para criar grupos diferentes?

• Dessa questão, pode, então, surgir a pergunta essencial do trabalho: qual a diferença entre Sociologia e Psicologia? Se é possível criar grupos diferentes e o indivíduo se comportar de outra forma em outro grupo, isso quer dizer que tudo depende do estudo do indivíduo em si, ou podemos estudar somente os grupos?

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a execução da tarefa.

____________________

Roteiro de Aprendizagem de Português

http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=27655

Introdução:

As crônicas muitas vezes remetem o leitor a um fato ou a um acontecimento que também é objeto de notícia. A forma como o cronista se posiciona diante desse fato, no entanto, difere da posição adotada pelo autor de uma notícia. O cronista adota um ponto de vista pessoal a respeito do fato e produz um relato marcado por traços de sua subjetividade. O autor da notícia, não. O autor da notícia não está interessado (pelo menos, não inicialmente) em expor opiniões pessoais, mas em transmitir informações objetivas a respeito do fato ou acontecimento. Tendo em vista essa diferença de posicionamento, proponha a atividade que segue abaixo.

Tarefas:

1. O professor deverá acessar junto com os alunos as seguintes páginas de conteúdo do Portal:

A crônica

O cronista e o jornal I

O cronista e o jornal II

O cronista e o jornal III

O ponto de vista do cronista I

O ponto de vista do cronista II

O ponto de vista do cronista III

O ponto de vista do cronista IV

O cronista e a literatura I

A crônica de Fernando Sabino

A crônica de Carlos Heitor Cony

2. Durante a leitura, peça aos alunos que atentem para aos seguintes itens sobre os diferentes gêneros textuais:

a. Características das crônicas

b. A diferença entre crônica e notícia

c. A função do cronista

3. Após a leitura, peça aos alunos que atentem para aos seguintes itens sobre os diferentes gêneros textuais:

I. Escolher um dos assuntos que são temas transversais do Portal Clickideia e escrever uma crônica sobre o tema escolhido.

II. As crônicas podem ser publicadas no Baú de Ideias ou no Blog do professor.

III. Os alunos também podem criar um jornal formado apenas pelas crônicas da turma/classe.

4. O professor também pode indicar as páginas de gramática para ajudar na escrita das crônicas.