O uso da crase em: http://www.portugues.com.br/gramatica/o-uso-crase-.html

A crase caracteriza-se como a fusão de duas vogais idênticas, relacionadas ao emprego da preposição “a” com o artigo feminino a (s), com o “a” inicial referente aos pronomes demonstrativos – aquela (s), aquele (s), aquilo e com o “a” pertencente ao pronome relativo a qual (as quais). Casos estes em que tal fusão se encontra demarcada pelo acento grave (`): à(s), àquela, àquele, àquilo, à qual, às quais.

Trata-se de uma particularidade gramatical de relevante importância, dado o seu uso de modo frequente. Diante disso, compreendermos os aspectos que lhe são peculiares, bem como sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística, em se tratando dos preceitos conferidos pelo padrão formal que norteia a linguagem escrita.

Há que se mencionar que esta competência linguística, a qual se restringe a crase, está condicionada aos nossos conhecimentos acerca da regência verbal e nomimal, mais precisamente ao termo regente e termo regido. Ou seja, o termo regente é o verbo ou nome que exige complemento regido pela preposição “a”, e o temo regido é aquele que completa o sentido do termo regente, admitindo a anteposição do artigo a(s). Como explicitamente nos revela os exemplos a seguir:

Refiro-me a(a) funcionária antiga, e não a(a)quela contratada recentemente.

Refiro-me à funcionária antiga, e não àquela contratada recentemente.

Notamos que o verbo referir, analisado de acordo com sua transitividade, classifica-se como transitivo indireto, pois sempre nos referimos a alguém. Constatamos que o fenômeno se aplicou mediante os casos anteriormente mencionados, ou seja, fusão da preposição a + o artigo feminino (à) e com o artigo feminino a + o pronome demonstrativo aquela (àquela).

A fim de ampliarmos nossos conhecimentos sobre as circunstâncias em que se requer ou não o uso da crase, analisaremos:

# O termo regente deve prescindir-se de complemento regido da preposição “a”, e o temo regido deve admitir o artigo feminino “a” (s):

Exemplos:

As informações foram solicitadas à diretora.

(preposição + artigo)

Nestas férias, faremos uma visita à Bahia.

(preposição + artigo)

Observação importante:

Alguns recursos nos servem de subsídios para que possamos confirmar a ocorrência ou não da crase. Eis alguns deles:

a) Substitui-se a palavra feminina por uma masculina equivalente. Caso ocorra a combinação a+o(s), a crase está confirmada.

Exemplos:

As informações foram solicitadas à diretora.

As informações foram solicitadas ao diretor.

b) No caso de nomes próprios geográficos, substitui-se o verbo da frase pelo verbo voltar. Caso resulte na expressão “voltar da”, há a confirmação da crase.

Exemplos:

Faremos uma visita à Bahia.

Faz dois dias que voltamos da Bahia. (crase confirmada)

Não me esqueço da viagem a Roma.

Ao voltar de Roma, relembrarei os belos momentos jamais vividos.

Atenção:

Nas situações em que o nome geográfico apresentar-se modificado por um adjunto adnominal, a crase está confirmada.

Exemplos:

Atendo-me à bela Fortaleza, senti saudades de suas praias.

# A letra “a” dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo receberão o acento grave se o temo regente exigir complemento regido da preposição “a”.

Exemplos:

Entregamos a encomenda àquela menina.

(preposição + pronome demonstrativo)

Iremos àquela reunião.

(preposição + pronome demonstrativo)

Sua história é semelhante às que eu ouvia quando criança. (àquelas que eu ouvia quando criança)

(preposição + pronome demonstrativo)

# A letra “a” que acompanha locuções femininas (adverbiais, prepositivas e conjuntivas) recebe o acento grave:

Exemplos:

* locuções adverbiais: às vezes, à tarde, à noite, às pressas, à vontade...

* locuções prepositivas: à frente, à espera de, à procura de...

* Locuções conjuntivas: à proporção que, à medida que.

Casos passíveis de nota:

* Em virtude da heterogênea posição entre autores, o uso da crase torna-se optativo quando se referir a locuções adverbiais que representem meio ou instrumento.

Exemplos:

O marginal foi morto a bala pelos policiais. (Poderíamos dizer que ele foi morto a tiro)

Marcela redige todos os seus trabalhos a máquina. (Poderia ser a lápis)

* Constata-se o uso da crase se as locuções prepositivas à moda de, à maneira de apresentarem-se implícitas, mesmo diante de nomes masculinos.

Exemplos:

Tenho compulsão por comprar sapatos à Luis XV. (à moda de Luís XV)

* Não se efetiva o uso da crase diante da locução adverbial “a distância”.

Na praia de Copacabana, observamos a queima de fogos a distância.

Entretanto, se o referido termo se constituir de forma determinada, teremos uma locução prepositiva. Mediante tal ocorrência, a crase está confirmada.

Exemplo:

O pedestre foi arremessado à distância de cem metros.

- De modo a evitar o duplo sentido, faz-se necessário o emprego da crase.

Exemplo:

Ensino à distância.

Ensino a distância.

# Em locuções adverbiais formadas por palavras repetidas, não há ocorrência da crase.

Exemplo:

Ela ficou frente a frente com o agressor.

Casos em que não se admite o emprego da crase:

# Antes de vocábulos masculinos.

Exemplos:

As produções escritas a lápis não serão corrigidas.

Esta caneta pertence a Pedro.

# Antes de verbos no infinitivo.

Exemplos:

Ele estava a cantar quando seu pai apareceu repentinamente.

No momento em que preparávamos para sair, começou a chover.

# Antes de numeral.

Exemplo:

Cegou a cento e vinte o número de feridos daquele acidente.

Observação:

- Nos casos em que o numeral indicar horas, configurar-se-á como uma locução adverbial feminina, ocorrendo, portanto, a crase.

Os passageiros partirão às dezenove horas.

- Diante de numerais ordinais femininos a crase está confirmada, visto que estes não podem ser empregados sem o artigo.

As saudações foram direcionadas à primeira aluna da classe.

# Antes da palavra casa, quando essa não se apresentar determinada.

Exemplo:

Chegamos todos exaustos a casa.

Entretanto, se a palavra casa vier acompanhada de um adjunto adnominal, a crase estará confirmada.

Chegamos todos exaustos à casa de Marcela.

# Antes da palavra “terra”, quando essa indicar chão firme.

Exemplo:

Quando os navegantes regressaram a terra, já era noite.

Contudo, se o referido termo estiver precedido por um determinante ou referir-se ao planeta Terra, ocorrerá a crase.

Paulo viajou rumo à sua terra natal.

# Quando os pronomes indefinidos “alguma, certa e qualquer” estiverem subentendidos entre a preposição “a” e o substantivo, não ocorrerá a crase.

Exemplo:

Caso esteja certo, não se submeta a humilhação. (a qualquer humilhação)

# Antes de pronomes que requerem o uso do artigo.

Exemplos:

Os livros foram entregues a mim.

Dei a ela a merecida recompensa.

Observação:

Pelo fato de os pronomes de tratamento relativos à senhora, senhorita e madame admitirem artigo, o uso da crase está confirmado no “a” que os antecede, no caso de o termo regente exigir a preposição.

Todos os méritos foram conferidos à senhorita Patrícia.

EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR

Crase é a contração (junção) da preposição "a" com o artigo definido "a(s)".

Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

Fomos à piscina

à artigo e preposição

Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija a preposição a e outro termo que aceite o artigo a. Para termos certeza de que o "a" aparece repetido, basta utilizarmos alguns artifícios:

I. Substituir a palavra feminina por uma masculina correspondente. Se aparecer ao ou aos diante de palavras masculinas, é porque ocorre a crase.

Exemplos:

Temos amor à arte.

(Temos amor ao estudo)

Respondi às perguntas.

(Respondi aos questionário)

II. Substituir o "a" por para ou para a. Se aparecer para a, ocorre a crase:

Exemplos:

Contarei uma estória a você.

(Contarei uma estória para você.)

Fui à Holanda

(Fui para a Holanda)

3. Substituir o verbo "ir" pelo verbo pelo verbo "voltar". Se aparecer a expressão voltar da, é porque ocorre a crase.

Exemplos:

Iremos a Curitiba.

(Voltaremos de Curitiba)

Iremos à Bahia

(Voltaremos da Bahia)

Não ocorre a Crase

a) antes de verbo

Voltamos a contemplar a lua.

b) antes de palavras masculinas

Gosto muito de andar a pé.

Passeamos a cavalo.

c) antes de pronomes de tratamento, exceção feita a senhora, senhorita e dona:

Dirigiu-se a V.Sa. com aspereza

Dirigiu-se à Sra. com aspereza.

d) antes de pronomes em geral:

Não vou a qualquer parte.

Fiz alusão a esta aluna.

e) em expressões formadas por palavras repetidas:

Estamos frente a frente

Estamos cara a cara.

f) quando o "a" vem antes de uma palavra no plural:

Não falo a pessoas estranhas.

Restrição ao crédito causa o temor a empresários.

Crase facultativa

1. Antes de nome próprio feminino:

Refiro-me à (a) Julinana.

2. Antes de pronome possessivo feminino:

Dirija-se à (a) sua fazenda.

3. Depois da preposição até:

Dirija-se até à (a) porta.

Casos particulares

1. Casa

Quando a palavra casa é empregada no sentido de lar e não vem determinada por nenhum adjunto adnominal, não ocorre a crase.

Exemplos:

Regressaram a casa para almoçar

Regressaram à casa de seus pais

2. Terra

Quando a palavra terra for utilizada para designar chão firme, não ocorre crase.

Exemplos:

Regressaram a terra depois de muitos dias.

Regressaram à terra natal.

3. Pronomes demonstrativos: aquele, aquela, aqueles, aqueles, aquilo.

Se o tempo que antecede um desse pronomes demonstrativos reger a preposição a, vai ocorrer a crase.

Exemplos:

Está é a nação que me refiro.

(Este é o país a que me refiro.)

Esta é a nação à qual me refiro.

(Este é o país ao qual me refiro.)

Estas são as finalidades às quais se destina o projeto.

(Estes são os objetivos aos quais se destino o projeto.)

Houve um sugestão anterior à que você deu.

(Houve um palpite anterior ao que você me deu.)

Ocorre também a crase

a) Na indicação do número de horas:

Chegamos às nove horas.

b) Na expressão à moda de, mesmo que a palavra moda venha oculta:

Usam sapatos à (moda de) Luís XV.

c) Nas expressões adverbiais femininas, exceto às de instrumento:

Chegou à tarde (tempo).

Falou à vontade (modo).

d) Nas locuções conjuntivas e prepositivas; à medida que, à força de...

OBSERVAÇÕES:

Lembre-se que:

Há - indica tempo passado.

Moramos aqui há seis anos

A - indica tempo futuro e distância.

Daqui a dois meses, irei à fazenda.

Moro a três quarteirões da escola.

http://elizabethdebemcomavida.blogspot.com.br/2010_02_01_archive.html

Português - Gramática - Crase

http://www.vestibular1.com.br/exercicios/portugues_gramatica_crase.htm

Instruções para realização do teste: este teste contém questões específicas, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas.

Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.

Assinale a resposta para conferir no final.

O número de respostas certas e o gabarito estão ao final.

BONS ESTUDOS!

______________________________________

Questões

01. (FUND. LUSÍADA) Assinale a alternativa que completa corretamente o período: ____ noite estava clara e os namorados foram _____ praia ver a chegada dos pescadores que voltavam ____ terra.

a) A / à / à

b) A / a / à

c) A / à / a

d) Á / à / à

e) À / a / à

02. (FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:

“Maria pediu ......psicóloga que .....ajudasse.....resolver o problema que.....muito.....afligia.”

a) pronome pessoal feminino (a)

b) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)

c) artigo feminino (a)

d) preposição (a)

e) verbo haver indicando tempo (há)

03. (ESAN) Das frases abaixo, apenas uma está correta, quanto à crase. Assinale-a:

a) Devemos aliar a teoria à prática

b) Ele parecia entregue à tristes cogitações

c) Daqui à duas semanas ele estará de volta

d) Puseram-se à discutir em voz alta

e) Dia à dia, a empresa foi crescendo

04. (ITA) Analisando as sentenças:

I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas.

II. Não fale tal coisa as outras.

III. Dia a dia a empresa foi crescendo.

IV. Não ligo aquilo que me disse.

Podemos deduzir que:

a) As sentenças III e IV não têm crase

b) Todas as sentenças têm crase

c) Apenas a sentença IV não tem crase

d) Apenas a sentença III não tem crase

e) Nenhuma sentença tem crase

05. Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?

I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego)

II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado)

III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___ (pirata), a "Gazeta" entrou a difamar-me. (G. Ramos)

IV. Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer _____. (Millôr Fernandes)

a) àquele, àquela, aquele, aquilo

b) àquele, àquela, àquele, aquilo

c) àquele, aquela, aquele, aquilo

d) aquele, àquela, aquele, aquilo

e) àquele, àquela, aquele, àquilo

06. (ABC - MED.) A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:

a) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura

b) Tais informações são iguais às que recebi ontem

c) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão

d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez

e) Perdi uma caneta semelhante à sua

07. Assinale a alternativa em que o uso da crase é obrigatório:

a) Todos, às vezes, precisam ficar bêbados, e por isso bebem. (R. Braga)

b) (...) evitei acompanhar Dr. Siqueira em suas visitas vespertinas à nossa bem amada. (J. Amado)

c) Um rapazito de paletó entrou na rua e foi perguntar à Machona pela Nhá Rita. (Aluísio Azevedo)

d) Mas o peru se adiantava até à beira da mata. (G. Rosa)

08. (CESCEM) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.

a) à / à / à

b) à / a / a

c) a / à / à

d) à / à / a

09. (ABC - MED.) Nas alternativas que seguem, há três frases, que podem estar corretas ou não. Leia-as atentamente e marque a resposta certa:

I. O seu egoísmo só era comparável à sua feiúra.

II. Não pôde entregar-se às suas ilusões.

III. Quem se vir em apuros, deve recorrer à justiça.

a) Apenas as frases II e III estão corretas

b) Apenas as frases I e II estão corretas

c) Apenas a frase I está correta

d) Apenas a frase II está correta

e) As três frases estão corretas

10. (FASP) Assinale a alternativa com erro de crase:

a) Refiro-me à Roma antiga, na qual viveu César

b) Já não agrada ir à Brasília. A gasolina...

c) Você já esteve em Roma? Eu irei à Roma logo

d) nenhuma das alternativas está errada

e) Fui à Lisboa de meus avós, pois gosto da Lisboa de meus avós

________________________________________

Pontuação instantânea:

Gabarito do seu teste

01 - C 02 - C 03 - A 04 - D 05 - B

06 - D 07 - A 08 - B 09 - E 10 - E

Avaliação de resultado:

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100. Exemplo: certas 06/10 = 0,6x100 = 60%.

Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias

http://www.vestibular1.com.br/exercicios/portugues_gramatica_crase.htm