Consumo Sustentável

Todos nós somos estimulados desde cedo a comprar e consumir, mas muitas não nos damos conta que impensadamente adquirimos hábitos de consumo danosos ao meio ambiente e, também, ao nosso bolso.

O “Consumo Sustentável” diz respeito ao uso com sabedoria dos recursos que temos disponíveis, ou seja, devemos consumir para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.

Para muita gente falar em mudar hábitos de consumo a princípio pode parecer impossível. No entanto, é algo simples, pois basta dedicarmos um pouco de atenção diária para refletirmos e agirmos com mais cuidado com o nosso meio ambiente.

Toda fez que você for às compras, dê preferência por produtos reciclados, por aqueles que não tenham componentes agressivos ao ambiente, e por empresas que desenvolvam projetos sociais.

Evite produtos que utilizem muita embalagem. Sempre que puder reutilize as embalagens de potes de sorvete, vidros de azeitona, palmito, maionese etc.

Prefira as lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, que duram mais e gastam menos energia.

Economize água em todas as atividades diárias, no banho, ao escovar os dentes e fazer a barba, ao lavar louças e roupas etc. Ao limpar a garagem e a calçada em frente de sua casa, use a vassoura ao invés de tirar a sujeira com a mangueira. Depois, se preferir, jogue um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isso, você pode usar aquela água que sobrou do tanque.

Crie o hábito de separar seu lixo doméstico. Utilize as sobras de comida para adubar jardins e plantas ornamentais. Separe latas de alumínio, garrafas pet, vidros, metais, papelão e outros itens que podem ser reciclados. Tente organizar em seu prédio, rua, bairro ou escola um projeto de coleta seletiva de lixo.

Participe campanhas e ações de ONG ecológicas e empresas comprometidas com a conservação ambiental.

Os conceitos de sustentabilidade estão presentes no nosso discurso diário, mas muitas vezes não colocamos em prática tais ideias.

Se nós queremos mesmo contribuir para melhorar o mundo, não basta só ficarmos na conversa, temos que agir fazendo nossa parte.

Através de pequenas ações como essas contribuímos para melhorar nossa comunidade e garantirmos um futuro melhor para nosso planeta.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 474, p. 15, de 03/08/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/07/2012
Reeditado em 20/08/2012
Código do texto: T3805001
Classificação de conteúdo: seguro