Listas

Sou uma pessoa de listas. Todos os dias pela manhã faço uma lista de tudo o que tenho para fazer no trabalho, antes de ir às compras faço uma lista do que preciso, tenho também listas dos livros que quero ler e dos que quero arranjar. Tem de ser, sem listas fico desnorteada, sem saber para que lado me virar e qual o caminho a seguir e, como boa virginiana que sou, isso é inconcebível!

Algumas listas não existem em papel, mas apenas num canto recôndito da memória, não são compras, não são coisas a fazer, são apenas informações que têm de lá estar e que se vão acumulando com os anos. Neste momento o meu cérebro já comporta informação capaz de fazer corar o Google, mas infelizmente nem sempre com a mesma eficácia de pesquisa.

Isto vem a propósito de algo sobre o qual ninguém fala, talvez por não ser um assunto politicamente correcto ou puder ferir susceptibilidades. A verdade é que à medida que a idade acumula nos vamos começando a ralar cada vez menos com essa coisa do “parece bem” e “parece mal”. Nem sempre esta atitude faz amigos, mas pelo menos é mais honesta.

Existem pessoas de quem eu gosto, pessoas de quem eu não gosto e pessoas de quem eu não tenho sequer uma opinião relevante formada para puder gostar ou deixar de gostar. Isto faz três listas, guardadas lá no cantinho da memória prontas a serem usadas a qualquer momento. Será assim tão obsceno dizer com frontalidade que há pessoas de quem eu não gosto? Não me parece… Se alguém vos disser que gosta de toda a gente suspeitem, essa pessoa anda a enganar-se… a ela própria.

Sei também que existem mais três listas, a lista das pessoas que gostam de mim, a lista das pessoas que não gostam de mim e a lista das pessoas para quem sou completamente indiferente. Digo isto sem qualquer rancor, é um direito que assiste a qualquer um e dificilmente consigo agradar a gregos e troianos, tentar faze-lo é muito complicado e pode levar a graves problemas mentais.

O que é mágico nestas listas é o facto de não serem estanques, são listas mutáveis em constante aumento e emagrecimento, por vezes elementos saltitam de umas listas para as outras. É o movimento da vida, creio eu.

Contrariamente ao personagem que dizia que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas, eu erro muitas vezes, tantas que já deixei de contar e daí que não tenha lista. Erro nas primeiras impressões, às vezes até nas segundas e por isso nada é um dado adquirido nunca.

Para que conste a minha lista de pessoas de que não gosto é curta e curiosamente nunca bate certo com a lista das pessoas que não gostam de mim, lá porque alguém não gosta de mim eu não sou obrigada a não gostar dela e vice-versa. Mas existe uma certa ordem e respeito entre indivíduos na generalidade dos momentos e por isso tudo corre dentro da normalidade da vida. Tento respeitar as pessoas de que não gosto, no fundo elas não têm culpa que eu não goste delas, é uma questão de gostos, sei lá… Geralmente respeito por não as obrigar a interagirem comigo e ficamos todos felizes. Outras vezes acabo a desrespeitar pessoas de quem gosto, porque o ser humano é assim, imperfeito, e nem sempre toma a melhor atitude ou diz a melhor palavra no melhor momento. Aí às vezes as listas sacodem-se e reajustam-se, assim como quando descobrimos que aquela pessoa de quem não gostávamos afinal não é má de todo.

Há algo de maravilhoso nas relações humanas, são seres vivos como as pessoas que as sustentam. Há relações que duram longos anos até à velhice, há outras que têm um período de vida curto e fugaz, mas que nem por isso são menores, outras que ficam pelo caminho com a tomada de diferentes direcções, algumas deixam marcas dolorosas, outras marcas felizes.

Vivemos todos na mesma casa e pertencemos à mesma família, a grande família dos seres humanos, nesta casa chamada planeta Terra. Nunca conseguiremos cruzar o caminho de todos os seres que existem, embora eu tenha pena, há tanta gente para conhecer… Resta-nos continuar a caminhar e a tocar as vidas uns dos outros, quer se goste deles ou não, pois tanto alguém de quem gostamos, como aqueles de quem não gostamos acabam por nos ensinar qualquer coisa e enriquecer a nossa vida.