Pastoral da Criança em Breves

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983 pela Drª Dra. Zilda Arns Neumann, que organizou essa entidade como um braço da comunidade católica brasileira para atuar em ações sociais, com foco na melhoria das condições de saúde, nutrição e desenvolvimento de mulheres gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

A atuação da Pastoral da Criança em Breves teve início na década de 1990, como parte da Coordenação da Prelazia do Marajó, que é responsável pelo atendimento de outros oito municípios na Ilha de Marajó (Afuá, Anajás, Bagre, Chaves, Melgaço, Portel, Salvaterra e Soure).

Atualmente, no município de Breves a Pastoral da Criança conta com cerca de 100 voluntários que atuam em 26 comunidades espalhadas pela cidade e por diversas comunidades ribeirinhas, sempre realizando ações para levar melhorias para vida das famílias marajoaras.

A equipe da Pastoral da Criança de Breves é formada por 4 mulheres, sendo elas: Eliana Rodrigues Porfiro (coordenadora da Prelazia do Marajó), Mariana Pereira Rodrigues (coordenadora Paroquial de Breves), Erica da Silva Santos (capacitadora) e Maria Eloiza Furtado Cardoso (apoiadora). Essas profissionais usam como base o “Guia do Líder da Pastoral” para formar os grupos de voluntários, repassando diversas informações e materiais.

Todos os meses são realizados encontros na sede da Pastoral da Criança, onde os voluntários entregam seus relatórios de trabalho, e recebem kits de alimentos e material pedagógico, além de informações sobre eventos e cursos.

A formação dos voluntários da Pastoral é realizada através de pedidos das comunidades, que recebem formação específica e extremamente rica, que conta com momentos de trabalho em grupo, dinâmicas, reflexões, cantorias, orações, tudo feito com muita alegria e descontração.

A Pastoral da Criança em Breves possui sede própria equipada com sala de reunião, escritório, cozinha, biblioteca e alojamentos. O endereço da Pastoral da Criança em Breves é Travessa Castilho França, n. 64, Centro, Breves – PA. CEP 68800-000. Telefone para contato: (91) 3783-1238.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2012.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/06/2012
Código do texto: T3753256
Classificação de conteúdo: seguro