Economia Verde

A temática ambiental tem ganhado terreno em todas as áreas. Até mesmo aqueles que antigamente eram consideradas inimigas dos ambientalistas, como é o caso dos economistas e empresários, têm se rendido aos conceitos verdes.

Nos últimos anos, a comunidade dos negócios incorporou alguns termos do discurso ambientalista, como por exemplo, responsabilidade social, direitos do consumidor, desenvolvimento de produtos sustentáveis, reutilização e reciclagem de recursos, compensação ambiental e custos de passivos ambientais.

Na maioria dos casos essa adequação as novas exigências ambientais dos mercados, governos e sociedade elevam substancialmente a necessidade de investimentos, mas também trazem benefícios financeiros e vantagens competitivas. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigindo produtos limpos. A legislação ambiental e do consumidor estão cada vez mais rígidas, imputando duras sanções aos infratores, forçando empresas e administradores a assumirem uma postura séria e responsável perante a sustentabilidade do planeta.

A responsabilidade socioambiental deixou de ser uma opção para as empresas, como se propagava alguns anos atrás por uma pequena parcela do seguimento empresarial. Os primeiros empresários a incorporarem esses conceitos e valores eram tratados como aqueles que tinham uma visão de futuro, mas atualmente essa nova adequação é considerada pela maioria como uma visão crucial de sobrevivência.

Certamente que não é possível afirmar que todos os setores empresariais estão em pleno acordo com relação à importância da gestão responsável dos recursos naturais e o respeito ao meio ambiente.

A aceitação dessa nova visão e a real efetivação de suas práticas é ainda um grande desafio, pois essa nova revolução no ramo empresarial exige uma adequação aos novos comportamentos e valores por parte dos empresários e das organizações financeiras.

Contudo é consenso geral que esse é um caminho sem volta, pois a empresa que não se adequar a essa nova realidade está correndo o risco de perder espaço no mercado em curto ou médio prazo.

Acredito que essa nova revolução que a economia verde propõe não se trata de um modismo, pois é uma necessidade que o atual cenário exige para garantia de um futuro melhor para todos nós !!!

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Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 470, p. 15, de 06/07/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

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Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 29/06/2012
Reeditado em 08/07/2012
Código do texto: T3751588
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