O Paraíso não é aqui
 
cold.png
 
      Dentre os vários sucessos da banda britânica Coldplay, Paradise se destaca pela história da música e criatividade do clipe, obra do diretor Mat Whitecross. O conjunto usufruiu dos lindos cenários da África do Sul e Londres para produzir o vídeo da canção lançada em 12 de Setembro de 2011, e que se tornaria um sucesso mundial em pouco tempo.
          É importante ressaltar que existem duas versões de clipes para a canção Paradise. A primeira, a fuga de um elefante para sua terra natal, constituindo algo mais lúdico. Já a segunda versão, cuja direção é de Shynola, mostra a vida adulta de uma menina, atribuindo ao vídeo um ar mais social, o drama das crianças ao viverem inúmeras experiências da idade adulta, a perda da inocência, as “balas seguradas por entre os dentes”, a destruição dos sonhos mais puros da infância. Ambas demonstram de maneiras distintas um único objetivo: a busca pelo paraíso. Este ensaio faz menção à primeira versão.
   Os integrantes e compositores do Coldplay aproveitaram dois dias de folga para escreverem a história de um elefante que, em busca de seus amigos, foge do Paradise Wildlife Park, um zoológico próximo de Londres, para sua terra natal, a África do Sul. Essa é a proposta da música cujo álbum, Mylo Xyloto, alcançou o topo de vendas em mais de 17 países. O interessante é que os elefantes são interpretados pelos próprios integrantes da banda, o que confere um caráter bem humorado tanto à música, quanto à produção do clipe.    
     O elefante interpretado por Chris Martin, em sua viagem, descobre que seu destino seria a Cidade do Cabo. As cenas e a letra da música retratam a difícil busca por um sonho, no caso, um sonho de liberdade. O final do clipe é contemplado pela apresentação da banda, vestida com as cabeças dos elefantes, no Estádio FNB, em Johannesburgo, na África do Sul.
Engana quem pensa que as fantasias utilizadas foram feitas exclusivamente para o clipe. Foram obtidas em um site de fantasias na internet, pelo diretor. Outro fato interessante e digno de ser realçado é a cena em que Chris Martin aparece dançando a frente de uma parede grafitada, lugar considerado um dos mais perigosos da Cidade do Cabo. A equipe de segurança custou a acreditar quando viu o cantor, ali, vestido daquela maneira para gravar a cena.
A letra da canção revela, em tom profundo, o sonho de estar no paraíso, que em nada contempla o Parque Paraíso da Vida Selvagem, tradução de Paradise Wildlife Park. O descontentamento do elefante preso no zoológico e sua fuga puderam ilustrar a busca pelo bem-estar e liberdade, para o Coldplay, talvez, simplesmente estar no lugar desejado com pessoas queridas. O vídeo retrata fielmente esse processo de procura pela união. Mas por quê elefantes? Sabe-se que elefantes fêmeas e machos jovens vivem em grupos. Seria o intuito da banda mostrar que, assim como os humanos, os animais só viveriam em plenitude quando juntos?
Na África, o elefante simboliza a força, a longevidade, a sabedoria. É também considerado um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos pelos antigos: quatro pilares sustentados por uma esfera. Em outros locais, o elefante, quando posicionado acima de uma pilastra, evoca o despertar. O animal poderia representar, por outro lado, a lentidão e a falta de jeito, ou até mesmo conflitos eróticos. Seja qual for a intenção, o que se faz essencial avaliar é que a canção Paradise, assim como as outras músicas do Coldplay, são desprovidas de superficialidade. Os mais de 50 milhões de discos vendidos até hoje são, sem dúvida, merecidos.
A banda de rock alternativo surpreende pela capacidade singular de introduzir criatividade e sensibilidade em suas músicas. Paradise é exemplo de música que se constitui de um conjunto sonoro inexoravelmente capaz de emocionar qualquer ouvinte. Essa canção, semelhante a quaisquer outras da banda britânica, possui não somente o objetivo de transmitir algo ao público, mas compartilhar os sentimentos e as ideias que a música, de maneira geral, proporciona. Sejamos, pois, além de fãs, ouvintes atentos.
     
     Daniela Malagoli
    
     *Visite-nos no mindasks.blogspot.com
 
mindasks
Enviado por mindasks em 22/06/2012
Reeditado em 25/06/2012
Código do texto: T3738495