Pop e rock oriental(is)
 
Rihanna.png
 
     “Princess of China” é apontada como uma das músicas mais ouvidas do Coldplay, perdendo só para a canção “Paradise”. O single do último álbum, Mylo Xyloto, foi feito por uma parceria da banda com a estrela da música pop Rihanna. A cantora diz que adorou a companhia do vocalista do Coldplay: “Chris Martin é uma das melhores pessoas que já conheci”, declarou. Não diferente, o conjunto afirmou que Rihanna foi a melhor escolha da banda para os vocais femininos.
     O novo hit privilegia o espaço asiático. O clipe mostra uma história de amor entre Rihanna e Chris Martin, em estilo oriental, com direito a lutas ninjas e acrobacias. A cantora de Barbados (país mais ao leste do Caribe), ao lado de Chris Martin, emociona com cenas exuberantes que “encarnam” a tradição chinesa.
     A produção visual do clipe, com diversos efeitos especiais, não só retrata bem a cultura oriental, marcada por certo rigor, como lhe atribui sensualidade e sofisticação, observadas na maioria das cenas entre os atores. O vídeo também ilustra certos locais bastante semelhantes à Cidade Proibida, palácio imperial localizado ao centro da cidade de Pequim antiga.
     Na letra, a discussão amorosa entre as personagens reproduz um “conto de fadas”: “uma vez...”, tradução de “once upon a time”. Os hipotéticos rei e princesa, que poderiam ter sido e tido, mas não o foram nem o tiveram. Na melodia, destaque para a mistura de sons, a qual segue um estilo mais “dance”, leve, pop, diferente do habitual.  Por que homenagear o ambiente oriental, no clipe? Igualmente intrigante é a escolha pelo nome do álbum “Mylo Xyloto”, que significa “moinho de madeira” em grego. Neste álbum, classificado como conceitual, todas as histórias musicais convergem para um mesmo final. De acordo com Chris Martin, no caso de “Princess of China”, uma história de amor com final feliz. Mais uma vez, fica evidente a subjetividade peculiar às composições do Coldplay.
     O dueto com Rihanna superou as expectativas e se torna, desde já, uma canção histórica, por ser a primeira faixa produzida pela banda com parceria. Da união inovadora entre a cantora de 21 singles (canções com potencial para serem lançadas individualmente, ou incluídas em álbum), e a banda vendedora de mais de 50 milhões de discos e vencedora três vezes do prêmio “O melhor grupo britânico”, o que se espera é cada vez mais sucesso.  A junção de duas vozes magníficas, somada ao talento e capacidade de inovação constante de ambas, proporciona alegria e boas energias aos ouvintes.
 
Nova+Imagem+%282%29.png
 
     A ideia da parceria com cantores de outros estilos é nova para o conjunto de rock alternativo. Outrora, Chris Martin explicou que ainda há a divisão de “somos pop e vocês são rock”. Sobre a possibilidade de outras colaborações do tipo, fora cogitada recentemente uma aliança com Justin Bieber, contudo a banda se declarou velha e feia demais para aparecer em um clipe ao lado do jovem cantor.
 
 Daniela Malagoli

*Visite-nos no mindasks.blogspot.com

 
mindasks
Enviado por mindasks em 21/06/2012
Código do texto: T3736499