Vencendo a escuridão e o silêncio

Quem assitir ao filme O milagre de Anne Sullivan, com Anne Bancroft e Patti Duke, não conseguirá deixar de se emocionar com a história de como a professora Anne Sullivan conseguiu resgatar Helen Keller da escuridão e do silêncio em que esta vivia, dando-lhe a chance de se integrar com dignidade às pessoas, permitindo que esta se comunicasse e conseguisse expressar o que sentia e entendesse o significado das coisas e situações.

Helen, que ficara surda e cega, vivia quase como um animal, com as pessoas fazendo todas suas vontades porque tinham pena dela por causa de suas deficiências. Ela tinha um gênio extremamente difícil e agressivo, o que fazia com que conviver a seu lado fosse extremamente penoso. Anne,ao observar o ambiente em que a criança vivia, viu que teria diante de si uma difícil missão, mas não esmoreceu e, como também era de natureza tenaz, fruto da vida sofrida que vivera, decidiu que não trataria Helen com piedade, mas como um ser humano deveria ser tratado, tentando fazê-la interagir com o mundo através do sentido do tato, ensinando-lhe a linguagem dos sinais tocando em suas mãos e se recusando a ceder a seus caprichos.

Anne precisou enfrentar os pais de Helen, especialmente o capitão Keller e a rebeldia da menina, que não estava acostumada a obedecer. A jovem professora viu que Helen era inteligente e queria se comunicar e insistiu que ela poderia aprender as palavras para poder dizer o que sentia e pensava. Onde os outros viam uma pobre menina deficiente, Anne via uma criatura cheia de potencial e sedenta de aprender para entender o mundo que a cercava.

O trabalho de Anne equivale ao de um ourives: precisou de muita paciência e determinação para lapidar Helen, que era uma pedra bruta e tirá-la do silêncio e da escuridão em que ela vivia, fazendo-a sair do isolamento, mostrando que ela não estava sozinha. O filme nos mostra que a impossibilidade de se comunicar encerra o ser humano numa caverna escura, onde ele fica desprovido de luz e som, preso a um mundo que não consegue entender e onde ninguém pode alcançá-lo. Anne, ao fazer Helen entender como relacionar os sinais que soletrava em sua mão com os objetos a que se referia, fez a menina antes encerrada num mundo particular perceber que podia se comunicar e transmitir seus desejos e pensamentos, tirando-a do escuro e trazendo-a à luz. Anne Sullivan ensinou mais do que disciplina e linguagem, ensinou que o amor e a dedicação ainda são os melhores motivadores de qualquer missão.