DO CASO YOKI

Hoje, aproveitando a aura dum dia de feriado de fé Católica, me valho do sentimento e do mistério humanos para repensar sobre a tragédia recém ocorrida aqui em Sampa, a que tanto abalou a opinião pública nos últimos dias.

Eu que aprecio demais a ilustração dos consagrados pensamentos dos ditos populares, acredito sim, de certa forma figurativa, que "a voz do povo é a voz de Deus", posto que dizem as Escrituras que somos feitos à imagem e semelhança Dele.

Então, é sob essa assertiva expressiva da sabedoria popular que, a medida que caminho pela vida, começo a compreender a máxima que diz:

"O HOMEM É O LOBO DO HOMEM".

Na cadeia alimentar natural, os predadores, animais irracionais, usam da fúria instintiva para satisfazer suas necessidades de preservação da espécie, diferentemente de nós Homens, animais racionais quase sempre movidos por sentimentos medíocres para satisfazer nossas inumeráveis vaidades carnais.

Obviamente que um crime como esse não tem uma base meramente simplista, muito menos razões compreensíveis a quem está distante dele, outrossim, existem agressões silenciosas e fustigantes da alma que levam pessoas já desequilibradas ao máximo da insanidade momentânea ou perene.

É como aquele dito que ensina:"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".

Todavia, se somos nossos "próprios lobos" quantas vezes, ao longo da vida, se nem mesmo conseguimos identificar os tantos lobos que estão à nossa volta mais íntima, geralmente disfarçados de ovelhas, como conseguir identificar o lobo que existe em cada um de nós, a tempo de nos defendermos de nós mesmos?

Sejam quais forem as razões que nos desequilibram insanamente, decerto são elas que justificam o outro sábio dito popular:"o inferno está repleto das boas intenções" ou seja, daquelas que tentam, mas nunca conseguem, justificar nossos atos mais incompreensíveis, mais animalescos e mais chocantes.

Muito triste o que aconteceu, é de tirar o fôlego de qualquer consciência, a despeito da avalanche surreal de diversos outros acontecimentos que atualmente pontuamos entre nós, Homens.

Nesse dia de fé, portanto, rogo a Deus que nos transforme enquanto seres sociáveis, em criaturas mais "santas", menos lesivas ao outro, menos lesivas a nós mesmos.

Que sejamos nós, enquanto um todo de "Corpo Humano Mundano", ungidos com o sopro sagrado do santificado ensinamento transfigurado no CORPO DE CRISTO.

Enfim, que o Criador interceda por nós, Criaturas tão desnorteadas do norte principal: o Amor sobre todas as formas da tão vil matéria.