Mel: o alimento mais completo

Sem dúvida alguma na natureza não há nenhum produto tão conhecido e admirado pelo seu sabor extremamente doce e agradável como o mel.

Essa doçura que a natureza nos oferece como uma dádiva divina é apreciada em todas as partes do mundo, por todos os povos e culturas.

Nos registros de inúmeras civilizações antigas (sumérios, egípcios, babilônios, chineses, gregos, romanos, hebreus, maias etc.) é notório o apreço por esse alimento saboroso. Há milhares de anos atrás já se sabia das propriedades nutritivas e terapêuticas que o mel possui. O mel sempre foi reconhecido por ser um alimento bastante rico e energético, contendo proteínas, vitaminas, minerais, substâncias bactericidas e aromáticas.

A Bíblia Sagrada, que é um dos livros mais antigos e atuais, traz dezenas de referências que destacam o valor desse produto natural, como por exemplo, a passagem de Provérbios 16:24 que descreve “o mel como doçura para a alma e saúde para o corpo”.

Desde a antiguidade a arte de criação de abelhas, conhecida tecnicamente como “Apicultura”, vem se desenvolvendo, de modo que hoje ela está amplamente difundida em diversas partes do mundo através de milhões de proprietários rurais que criam abelhas com fins comerciais. Vale destacar que a criação comercial de abelhas visa não somente a produção de mel, pois inclui uma variedade de itens, como, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno.

Atualmente, diversos programas governamentais têm incentivado a criação de abelhas como alternativa para ampliação da capacidade produtiva, especialmente, das pequenas propriedades rurais, pois as abelhas funcionam como agentes ecológicos para garantir o equilíbrio dos ambientes naturais, o que favorece o aumento da produção sem a necessidade de desmatar para aumentar as áreas de cultivo.

A criação de abelhas além de ser uma atividade prazerosa e ambientalmente correta pode representar uma renda adicional as famílias do campo, que podem, entre outras possibilidades, comercializar o mel como produto para enriquecer a merenda das escolas rurais.

São todos esses valores e possibilidades que tornam o mel tão doce e agradável para nosso paladar e também para nossa sociedade em geral.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 467, p. 15, de 15/06/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/05/2012
Reeditado em 17/06/2012
Código do texto: T3685904
Classificação de conteúdo: seguro