Segredos trancados

Talvez você tenha algum segredo, relacionado a algum fato da sua vida, que o deixe desconfortável e sobre o qual não tenha a menor vontade de se abrir. Ainda que seu segredo não seja condenável, você se sente mal em relação a si mesmo ao pensar nele. É como uma ferida que você não quer tocar para não doer.

Entretanto, assim como a ferida não cuidada pode infeccionar, não desabafar sobre o que nos incomoda acabará por acarretar problemas maiores.

Sem ter com quem conversar, a pessoa vai se sentindo cada vez mais sufocada e sozinha, isolada em seu tormento, cujo peso parece aumentar. Não falar sobre o que nos incomoda pode piorar a nossa solidão, fazer com que nos sintamos inadequados e caiamos em um estado depressivo.

Por outro lado, deve-se tomar cuidado pois, não podemos dizer certas coisas a qualquer tipo de pessoa. Quem será capaz de nos ouvir? Quem nos entenderá?Também há as barreiras que nós mesmos criamos com a intenção de nos proteger dos perigos que visualizamos. Tentar nos resguardar sempre nos impede de viver com espontaneidade nossas emoções e nossos sentimentos, levando-nos a achar que estamos em uma situação sem saida, num abismo intransponível.

Tal sensação é insuportável, precisa-se lutar contra ela para não vivermos presos aos nossos segredos e aos medos do que pode acontecer se descobrirem.

Se, por um lado, pode haver quem nos julgue,lembremos que ninguém passa ou passou pelo que passamos nem está em nossa mente para avaliar o nosso sofrimento, o nível de pressão a que somos submetidos ou o peso que carregamos.

Abrir-se requer coragem e disposição. Ao nos abrirmos, nós vamos nos revelando como somos de verdade, atirando longe as máscaras que usavámos para nos ocultar, expondo nossas fraquezas, sem ter que ser deste ou daquele jeito para nos aceitarem.

As pessoas que não nos julgam e nos compreendem mostram que se importam conosco e vemos que não temos que fingir ou representar para encontrar quem nos ame de verdade, oferecendo-nos amizade e conforto para enfrentarmos nossos problemas.