A aula

Tentarei descrever, de forma resumida, as chances de se trabalhar o texto em língua portuguesa, relacionando possíveis temáticas, fazendo o exercício da intertextualidade, da interdisciplinaridade e da abordagem de aspectos linguísticos, etc, a partir da letra da música EX MY LOVE.

Claro que a descrição de uma ou mais possíveis aulas é apenas uma tentativa. A realidade da sala de aula é que definirá a ação educativa.

Para iniciar a aula, seria mantido um diálogo professor/aluno acerca da música popular brasileira e inclusive sobre as canções que estão nas paradas de sucesso. Assim, aprenderíamos sobre o contexto do aluno, seria incentivado o debate e se poderia, neste momento, trazer para a discussão outros estilos musicais. Esta parte da aula geralmente promove a descoberta de talentos na sala e isto deve ser motivado e incentivado.

Para uma aula assim o professor pode também convidar artistas da terra que estarão no debate com os alunos e o professor. A experiência do professor vai ser importante para controlar o processo ensino-aprendizagem e descobrir com seus estudantes quando é a hora de trabalhar cada estratégia, pois os alunos desejarão apenas cantar _ o que é bom e normal.

Entre os aspectos linguísticos, é possível, por exemplo, abordar o prefixo EX (válido para a língua portuguesa e a língua inglesa). Todos os alunos sabem o significado do título. O texto oferece bastante espaço para que sejam trabalhados aspectos relativos à fonética, fonologia, ortografia, morfologia, sintaxe, estilística e gramática poética; interpretação; elaboração de novos textos. Acredito que a maioria dos docentes é capacitada para reconhecer estas possibilidades na letra de Ex my love.

Acrescente-se que a letra da canção em destaque permite a exploração de debate sobre preconceitos em geral. Facilmente serão tocados temas interdisciplinares, a exemplo de: amor, sexo na adolescência; pirataria de CDs, DVDs e outros itens; metais nobres e não nobres; aspectos geográficos, a questão ambiental; questões relativas ao racismo; economia; matemática; cultura popular; direitos autorais; conhecimentos musicais.

Enfim, chegaria o momento mais esperado, o de cantar. Agora também se poderia usar os recursos da tecnologia moderna com finalidades educacionais; prestigiar a diversidade cultural; abrir caminhos para novos talentos. Seria também uma oportunidade para uma apresentação musical com bandas formadas por alunos, cantores, DJs, convidados especiais, toda a participação escolar e da família. Depois é só mostrar no Youtube e até no Facebook.

Realizei uma experiência bem semelhante a esta, com alunos do Curso de Letras/Inglês, com a canção My Way, celebrizada na interpretação de Frank Sinatra. Foi uma realização que me emocionou, emocionou alunos, professores e tanta gente reunida no Ginásio de Esportes da instituição. Eu penso que até o Frank Sinatra esteve ali e também se emocionou. Experimentem! Experienciem!

Ex My Love Gaby Amarantos

Meu amor era verdadeiro,

O teu era pirata

O meu amor era ouro

E o teu não passava de um pedaço de lata

Meu amor era rio

E o teu não formava uma fina cascata

Meu amor era de raça

E o teu simplesmente um vira-lata

Ex my love, ex my love, se botar teu amor na vitrine,

nem vai valer 1,99

Ex my love, ex my love, se botar teu amor na vitrine,

nem vai valer 1,99

Meu amor era verdadeiro,

O teu era pirata

O meu amor era ouro

E o teu não passava de um pedaço de lata

Meu amor era rio

E o teu não formava uma fina cascata

Meu amor era de raça

E o teu simplesmente um vira-lata

Ex my love, ex my love, se botar teu amor na vitrine,

nem vai valer 1,99

Ex my love, ex my love, se botar teu amor na vitrine,

nem vai valer 1,99

REFERÊNCIAS

http://www.vagalume.com.br/gaby-amarantos/ex-my-love.html#ixzz1tG53B833

taniameneses
Enviado por taniameneses em 27/04/2012
Reeditado em 27/04/2012
Código do texto: T3636415
Classificação de conteúdo: seguro