TRABALHO, HONRA E REPRESENTAÇÃO*
Fico às vezes a pensar
O que se pode imaginar
Do homem trabalhador...
Não tem trabalho, Senhor!
Sem o trabalho e a justiça
Lenta que nem preguiça,
Vai como água no rodo
Sem garantia de acordo...
Com a garantia em queda
Só o indulto é que resta
Mas dá para acreditar?
Ou vale a pena tentar?
O homem sem ocupação
Resistirá e lutará pelo pão...
Como há dívida social
Sairia da crise, no mal...
No campo, tantos talentos
Sem abrigo, jogados ao vento,
Preterida luta, se deflagra...
Como colher esta safra?
Há tanta crise e corrupção
Não dá para pedir perdão...
Aos cargos não se diz não...
E se ninguém os aceitasse?
Se ninguém mais governasse?
ELES saberiam o que fazer?
Nomes haveriam de aparecer?
Quantos NÓS poderíamos ser?
Excerto do Poema 'Trabalho, Honra e Representação'
As relações sociais estão em crise na sociedade contemporânea. As garantias constitucionais não conseguem atingir a todos. A representatividade política das classes minoritárias também está em crise. Nesse estado de coisas, a cidadania não significa a igualdade. Na crise e sem trabalho, não se tem honra...
Esfacela-se teoricamente a capacidade do enfrentamento constituido (constitucionalizado). O poder democrático foi originalmente idealizado por Montesquieu (1689-1755) em "O Espírito das Leis", clássico da Filosofia Política. Neste escritos este pensador analisa as inter-relações entre as estruturas sociais e políticas, a religião, a economia e outros elementos da vida social, colocando estas questões no contexto do poder da representatividade institucionalizada. Este filósofo é considerado significante precursor da análise sociológica. Sua teoria se opõe a Hobbes (O homem é o lobo do homem). Montesquieu reflete a sua própria classe, a aristocracia liberal. Não a apoia na idéia do povo no poder, no entanto sua crítica influenciou o desencadear da Revolução Francesa e instaurar a República burguesa, que é o povo no poder...
Já foi um começo, mas parece que ficou só nisso... E o povo nunca chega ao poder porque não consegue se organizar politicamente. Para ser bem representado, é assim que o povo opera, no estado democrático, ou se organiza, ou não governa.
Ibernise.
Indiara (GO),21NOV2006.
*Núcleo Temático Filosófico.
Obra Protegida_D.A. Reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Fico às vezes a pensar
O que se pode imaginar
Do homem trabalhador...
Não tem trabalho, Senhor!
Sem o trabalho e a justiça
Lenta que nem preguiça,
Vai como água no rodo
Sem garantia de acordo...
Com a garantia em queda
Só o indulto é que resta
Mas dá para acreditar?
Ou vale a pena tentar?
O homem sem ocupação
Resistirá e lutará pelo pão...
Como há dívida social
Sairia da crise, no mal...
No campo, tantos talentos
Sem abrigo, jogados ao vento,
Preterida luta, se deflagra...
Como colher esta safra?
Há tanta crise e corrupção
Não dá para pedir perdão...
Aos cargos não se diz não...
E se ninguém os aceitasse?
Se ninguém mais governasse?
ELES saberiam o que fazer?
Nomes haveriam de aparecer?
Quantos NÓS poderíamos ser?
Excerto do Poema 'Trabalho, Honra e Representação'
As relações sociais estão em crise na sociedade contemporânea. As garantias constitucionais não conseguem atingir a todos. A representatividade política das classes minoritárias também está em crise. Nesse estado de coisas, a cidadania não significa a igualdade. Na crise e sem trabalho, não se tem honra...
Esfacela-se teoricamente a capacidade do enfrentamento constituido (constitucionalizado). O poder democrático foi originalmente idealizado por Montesquieu (1689-1755) em "O Espírito das Leis", clássico da Filosofia Política. Neste escritos este pensador analisa as inter-relações entre as estruturas sociais e políticas, a religião, a economia e outros elementos da vida social, colocando estas questões no contexto do poder da representatividade institucionalizada. Este filósofo é considerado significante precursor da análise sociológica. Sua teoria se opõe a Hobbes (O homem é o lobo do homem). Montesquieu reflete a sua própria classe, a aristocracia liberal. Não a apoia na idéia do povo no poder, no entanto sua crítica influenciou o desencadear da Revolução Francesa e instaurar a República burguesa, que é o povo no poder...
Já foi um começo, mas parece que ficou só nisso... E o povo nunca chega ao poder porque não consegue se organizar politicamente. Para ser bem representado, é assim que o povo opera, no estado democrático, ou se organiza, ou não governa.
Ibernise.
Indiara (GO),21NOV2006.
*Núcleo Temático Filosófico.
Obra Protegida_D.A. Reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.